A população de Ponta Grossa começou a receber contas de água zeradas após decisão judicial que suspendeu a cobrança por 30 dias. A medida foi tomada devido à crise no abastecimento de água que afetou a cidade desde fevereiro, deixando milhares de moradores sem acesso ao serviço essencial por semanas. A decisão ocorreu no âmbito de uma ação popular movida pelo deputado federal Aliel Machado (PV) e vereadores locais contra a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e a Agência Reguladora do Paraná (Agepar).
“Ressaltamos que o serviço de medição e entrega de conta ocorrerão normalmente, tanto para a gestão de consumo pela Sanepar, quanto para o acompanhamento dos clientes. Porém, essas faturas, impressas ou digitais, chegarão aos clientes com valores zerados”, destaca o gerente geral Comercial da Sanepar, Thiago Semicek. O gerente explica ainda que aqueles clientes que chegaram a receber a fatura, exclusivamente, no dia 21 de março, serão contemplados no próximo ciclo, mas caso desejem antecipar a fatura zerada, basta procurar um dos canais de atendimento da Sanepar. Todos as demais, serão contempladas no próximo ciclo.
Desde 13 de fevereiro, Ponta Grossa enfrentou interrupções frequentes no fornecimento de água, agravadas por obras emergenciais iniciadas em março. A Justiça entendeu que a má gestão da Sanepar violou o princípio da continuidade do serviço público, previsto na Lei das Concessões (Lei nº 8.987/1995). Além da suspensão das tarifas, a decisão judicial determinou medidas para garantir o abastecimento em locais essenciais, como hospitais e escolas, e responsabilização dos gestores da Sanepar.
A Sanepar anunciou que as leituras continuarão sendo realizadas, mas os consumidores não receberão faturas com valores a pagar durante o próximo ciclo. Além disso, os cortes por falta de pagamento foram suspensos por 60 dias. A companhia também reforçou o atendimento à população e criou canais exclusivos para tratar demandas relacionadas às contas e ao abastecimento.
O deputado Aliel Machado destacou que a medida busca justiça para os moradores e responsabilização dos responsáveis pela crise. Ele garantiu que não haverá aumento nas tarifas ou multas abusivas relacionadas ao período de desabastecimento. O governador Carlos Massa Ratinho Junior pediu desculpas à população e prometeu esforços para evitar novos problemas.