Terça-feira, 01 de Outubro de 2024

População em situação de rua em PG cresceu 20% em dois anos

2024-05-23 às 14:06
Foto: SEJU-PR

Dados fornecidos pela assessoria de comunicação da Prefeitura de Ponta Grossa apontam que o número de pessoas em situação de rua na cidade cresceu 20% em comparação com 2022. A estimativa é que hoje a cidade abriga 120 pessoas em tais condições. No entanto, a própria Prefeitura destaca que se trata de um número “dinâmico”, logo não é possível mensurar os dados com exatidão. Em nota enviada ao D’Ponta News, a administração afirma que pessoas em situação de rua são aquelas que “utilizam a rua como meio de sobrevivência”. “A grande maioria tem residência fixa, mas utiliza a rua como meio de subsistência”, complementa.

O número vai de encontro ao aumento sofrido pelo Brasil como um todo. Conforme levantamento do Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua da Universidade Federal de Minas Gerais, de 2012 a 2023, essa população cresceu mais de 20 vezes. Em dezembro de 2012 foram registradas 12.775 pessoas em situação de rua. Já em dezembro do ano passado, o número passou para 261 mil. Os dados de âmbito nacional indicam que cerca de 70% dos moradores de rua são negros e 87% têm entre 18 e 59 anos.

Para auxiliar essa parcela da população, a Prefeitura de Ponta Grossa conta com alguns serviços, como o Centro POP. Trata-se de um equipamento da Política de Assistência Social voltado para o atendimento de pessoas em situação de rua. Ele fica localizado na Rua Tobias Monteiro, 54, nas proximidades da Rodoviária. O atendimento no local acontece de segunda a sexta, das 8h às 17h. Entre os serviços oferecidos estão café da manhã e da tarde, além de banhos e lavagem de roupas. Os moradores são atendidos por uma equipe técnica que encaminha para serviços de acolhimento, documentação pessoal, passagens intermunicipais, serviços de saúde, Cadastro Único, entre outros.

Além dele existe também o Serviço de Abordagem Social, que realiza busca ativa das pessoas que se encontram na rua e presta orientações e encaminhamentos. Ele atende de segunda a sexta, das 9h às 17h, no período da noite das 21h às 23h, e nos fins de semana em regime de plantão. O serviço pode ser acionado pelo telefone (42) 98879-3792.