Já está em andamento a edição 2025 da campanha ‘PG Sem Frio’, organizada pela Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, por meio da Secretaria da Família e do Desenvolvimento Social e do Programa Selo Social. A ação, que começou na segunda-feira (19) e segue até o dia 20 de julho, tem como objetivo arrecadar roupas, calçados, cobertores e outros itens de inverno para pessoas em situação de rua e famílias em vulnerabilidade social.
Durante entrevista ao programa ‘Manhã Total’ da Rádio Lagoa Dourada nesta quinta-feira (22), a secretária da Família e do Desenvolvimento Social de Ponta Grossa, Camila Calisto Sanches, reforçou a importância da mobilização da comunidade. “Essa campanha é muito importante porque se nós estamos com frio, imagina quem não tem itens básicos de sobrevivência durante o frio?”, indaga.
Segundo a secretária, o foco está em itens essenciais para o inverno. “O programa visa fazer a arrecadação de itens básicos para o inverno como cobertor, touca, meia e casacos”. Ela lembrou que o material arrecadado será encaminhado para quem mais precisa. “Esses itens vão aquecer a população carente e em vulnerabilidade social e principalmente pessoas em situação de rua”, disse.
Parcerias com instituições
Camila Sanches destacou que a Prefeitura mantém políticas públicas permanentes para pessoas em situação de rua, como o albergue municipal, mas que essas pessoas também precisam de apoio extra. “Temos o albergue e várias políticas municipais para o atendimento de pessoas em situação de rua, mas eles também precisam de um apoio com a vestimenta”, destaca.
Ela lembrou ainda que a colaboração pode vir de todos os lados. “As instituições também podem colaborar, não é só a pessoa física.” No ano passado, por exemplo, houve uma parceria com a Delegacia da Receita Federal, que doou casacos apreendidos, demonstrando o potencial das ações conjuntas.
Triagem e organização das doações
A secretária também explicou como funciona o processo de triagem dos itens recebidos. “Quando recebemos as peças, fazemos a triagem e separamos entre tamanhos e feminina e masculina para que a divisão e separação seja completa”, explica.
Camila ainda orientou quem pretende colaborar para já entregar os itens de forma organizada e higienizada. “Pedimos para a população que separe em casa o que conseguir. Dividindo em caixas ou sacolas o que é feminino e masculino e que entreguem limpa as peças”, reforça ao citar que pequenos gestos facilitam o trabalho da equipe.
A secretária fez um apelo para que as doações sejam conscientes e úteis. “Aquilo que você vai doar, não é aquilo que você vai jogar, mas sim algo que dê para o próximo usar. Ou seja, não adianta entregar vestidos de festa e salto alto”, orienta.
Pontos de arrecadação
Os pontos de arrecadação estão espalhados por toda a cidade, incluindo locais como a Câmara Municipal e a Universidade Estadual de Ponta Grossa e outros parceiros da sociedade civil. Veja abaixo:
Câmara Municipal de Ponta Grossa, localizada na Av. Visc. de Taunay, nº 880, na Ronda.
Secretaria da Família e Desenvolvimento Social, no Edifício Guaíra; na Rua Balduíno Taques, nº445, no Centro.
Siemaco Ponta Grossa, Av. General Carlos Cavalcanti, nº327, em Uvaranas.
Feirão do Imposto da Acipg Jovem;
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), por meio do Centro Acadêmico Carvalho Santos e da Atlética VI de Novembro (Campus Central) e da Atlética Los Bravos (Campus Uvaranas);
UTFPR, por meio da Empresa Júnior de Engenharia de Materiais (EMAjr) e Atlética XV de Outubro;
Escritório de Advocacia João Paulo Nascimento, localizado na R. Dr. Paula Xavier, nº1200, no Centro.
Lojas MM (com pontos de arrecadação nas lojas da rede)
Como participar
Empresas e instituições que desejam fazer grandes doações ou quem quiser ajudar de outras formas pode entrar em contato com a equipe do Selo Social pelo WhatsApp (42) 99156-2593 ou pelo e-mail [email protected] .
Veja a entrevista na íntegra e saiba mais:
Por Camila Souza.