Para marcar o Setembro Roxo, mês dedicado à conscientização sobre a Fibrose Cística, quatro prédios públicos e monumentos em Ponta Grossa ganharão, pela primeira vez na história, uma iluminação roxa especial. São eles:
Cine-Teatro Ópera – durante todo o mês;
Chaminé – durante todo o mês;
Centro de Criatividade – durante todo o mês;
Mansão Vila Hilda – durante todo o mês.
A iluminação de prédios públicos e monumentos é uma forma de chamar atenção para a fibrose cística, doença rara e ainda sem cura, que causa sintomas como tosse crônica, pneumonia de repetição, suor mais salgado que o normal, baqueteamento digital, diarreia e dificuldade para ganhar peso e estatura.
A ação é uma iniciativa do Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística. Para Verônica Stasiak, fundadora e diretora executiva da organização, a iluminação é uma forma de atiçar a curiosidade das pessoas. “Quando as pessoas enxergarem o prédio iluminado de roxo, vão se perguntar o motivo. Ao pesquisar, vão descobrir que é em função do Setembro Roxo. Dessa forma, fazemos com que mais pessoas passem a conhecer a fibrose cística possam identificá-la se tiverem contato com a doença”, afirma.
Além de Ponta Grossa, outros 24 locais icônicos do país como o Congresso Nacional, Teatro Amazonas em Manaus e a Ponte Estaiada em São Paulo, vão receber a iluminação durante o mês de setembro.
Para saber mais sobre o Setembro Roxo e a fibrose cística, acesse setembroroxo.org.br.
da assessoria