A Prefeitura de Ponta Grossa já divulgou o aviso de licitação da primeira obra de pavimentação em concreto do Município. A obra, inédita na cidade, será realizada no Distrito Industrial. O investimento estimado é de R$ 8,4 milhões, valor viabilizado através da venda de terrenos do Município que já estavam sendo utilizados por empresas instaladas no local.
“A realização desta obra será um marco para a nossa cidade e nos permitirá avançar ainda mais na ampliação da infraestrutura do nosso Distrito Industrial, que hoje já conta com obras de pavimentação em andamento através do nosso Programa Asfalto Novo PG”, destaca a prefeita Elizabeth Schmidt.
Segundo o secretário da Fazenda, Claudio Grokoviski, “os recursos para a execução da obra são oriundos da alienação de imóveis adquiridos por empresas com mais de 10 anos instaladas no distrito. “Essa é uma situação onde o Município atua em duas frentes, fomentando a instalação de indústrias com a alienação dos terrenos e revertendo os recursos provenientes da venda dos terrenos para as próprias empresas em ampliação de infraestrutura”, analisa.
Projeto
O projeto de pavimentação foi desenvolvido através de parceria entre o Município e o Núcleo das Indústrias de Ponta Grossa, prevê a execução de aproximadamente 2,5 km de pavimento, serviços de terraplenagem, implantação do sistema de drenagem, meios-fios, sinalização, entre outros.
De acordo com o secretário de Infraestrutura e Planejamento, Henrique do Vale, o principal diferencial da pavimentação em concreto é a durabilidade do material, o que acaba por diminuir também a frequência de manutenção das vias.
“Nós temos buscado opções interessantes para ampliarmos a infraestrutura da cidade e, em conversa com técnicos e com os próprios empresários que atuam na região, entendemos que a aplicação do concreto traria muitos benefícios para a região, pois essa modalidade de pavimentação consegue suportar grandes volumes de tráfego, o que acaba por torná-la ideal para locais como o Distrito Industrial, onde temos um fluxo considerável de veículos pesados”, explica Do Vale.
O certame licitatório será na modalidade Concorrência, do tipo Menor Preço, e está previsto para o dia 20 de abril, data em que as empresas interessadas irão apresentar ao Município as propostas para a execução das obras.
“Com a confirmação da proposta vencedora, daremos andamento aos trâmites para o início das obras, sendo estimado em 240 dias o prazo para a execução dos trabalhos a partir da emissão da ordem de serviço”, completa Do Vale.