Domingo, 22 de Dezembro de 2024

Prefeitura de PG prepara mutirão para a realização de cirurgias eletivas após a pandemia

2020-05-24 às 21:27

Com a chegada do novo coronavírus ao Brasil, as cirurgias eletivas foram interditadas em todo o país – incluindo, é claro, o município de Ponta Grossa. Isso significa que cirurgias mais simples terão que ser adiadas para depois da pandemia. Na visão do prefeito Marcelo Rangel, esse pode ser o “grande problema pós-pandemia”.

“Eu tenho uma preocupação muito grande quanto às cirurgias eletivas. Eu acredito que esse pode ser o grande problema pós-pandemia para o Brasil e para o mundo. O que pode acontecer no futuro? As pessoas podem começar a ter agravantes pelo fato de não terem feito a cirurgia no tempo certo”, explicou Rangel, neste domingo (24), em entrevista ao programa ‘JB Urgente’, apresentado por João Barbiero no portal D’Ponta News.

Por essa razão, Rangel revela que está preparando, junto com a secretária municipal de Saúde, Angela Conceição Oliveira Pompeu, mutirões para a realização das cirurgias que atualmente estão sendo postergadas. “Nós estamos preparando mutirões para depois da pandemia em diversas áreas, porque isso é realmente preocupante”, aponta.

Epicentro

De acordo com o prefeito, não há previsão para a volta das cirurgias eletivas. Ele observa que esses procedimentos não podem retornar porque, neste momento, os hospitais são “o epicentro da infecção de covid-19 em Ponta Grossa”. “Os doentes da covid-19 estão lá [nos hospitais]. Agora você já imaginou fazer uma cirurgia eletiva simples, por exemplo, na perna e voltar para a casa com a covid-19 e infectar toda a sua família? É muito difícil tomar a decisão de interromper as cirurgias eletivas, mas nesse momento é impossível retornar”, avalia.

Por Rafael Guedes | Foto: Reprodução