Quarta-feira, 05 de Fevereiro de 2025

Prefeitura libera trânsito na duplicação da Rua Valério Ronchi

2025-02-05 às 17:00
Foto: Divulgação

A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa abriu, às 8h desta terça-feira (04), o fluxo de trânsito na duplicação da Rua Valério Ronchi, que faz a ligação dos bairros Uvaranas e Neves. Cerca de R$ 4 milhões estão sendo investidos pelo Programa Asfalto Novo na primeira parte da via, em mais de um quilômetro, ampliando a capacidade de tráfego na região.

As obras da primeira fase na duplicação continuam, com trabalhos de calçamento, ciclofaixa e sinalização horizontal e vertical. “Sei o quanto essa melhoria era aguardada por todos, pois a Rua Valério Ronchi é essencial para quem se desloca diariamente pela região. É benéfico para moradores do Rio Verde, Pitangui, Dal Col, Tropeiros, Costa Rica, Lagoa Dourada, Panamá, San Martin, Londres, Jardim Royal e Jardim das Flores. Além disso, essa obra facilita o acesso à PR-151 e ao Jardim Carvalho pelo Contorno Leste”, destaca a prefeita Elizabeth Schmidt.

“Este é apenas o começo de uma grande reorganização do trânsito nessa região que cresceu muito nos últimos anos. Nosso compromisso é com o melhor resultado para todos”, garante a prefeita.

Morador do Jardim Tropeiros, Waldemor Arruda elogia o trabalho realizado pela Prefeitura na duplicação. “Vai melhorar bastante. O trânsito é grande por aqui e, com as duas pistas para cada lado, vai facilitar muito. E o mais importante é que a obra foi rápida”, comenta.

Os recursos para a obra foram obtidos por meio do Consórcio Pavimenta Ponta Grossa, através de convênio com o Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento voltado ao Setor Público (Finisa).

Segundo o Departamento de Engenharia de Tráfego, em média 13 mil veículos transitam pela Rua Valério Ronchi por dia, chegando aos 15 mil em alguns dias da semana. No dia, a média é de 640 veículos por hora, ultrapassando os 1.200 veículos por hora nos horários de pico.

O secretário de Infraestrutura e Planejamento, Luiz Henrique Honesko, cita que a obra conta com serviços de drenagem e pavimentação, além de sinalização, acessibilidade e ciclovia. Segundo ele, mesmo com a duplicação liberada, será feita a pintura de faixa de rolamento, bem como instalado um semáforo no cruzamento da Valério Ronchi com a Rua Paulo Grott.

 “A liberação do tráfego na nova faixa de rolamento ocorre por conta da necessidade da empreiteira em trabalhar na pista antiga. Então, não se trata do final da obra. Estamos liberando o trânsito para, mesmo com os trabalhos acontecendo, o movimento de veículos continuar acontecendo”, finaliza Honesko.

da assessoria