Sábado, 05 de Julho de 2025

Prefeitura reforça chamada para serviços gratuitos à população

2025-07-04 às 17:49
Divulgação

A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa reforça o convite à população para participar do Programa Justiça no Bairro, que acontecerá entre os dias 10 e 12 de julho, no SESC Estrela (Rua Cyro de Lima Garcia, 70), com diversos atendimentos gratuitos voltados à garantia de direitos e ao fortalecimento da cidadania.

Coordenado pelo Poder Judiciário do Paraná em parceria com o SESC e a Prefeitura, o programa já conta com mais de 120 agendamentos realizados presencialmente nas unidades do CRAS, mas a expectativa é ampliar esse número nos próximos dias, alcançando mais moradores.

Durante os três dias de atendimento, serão oferecidos serviços jurídicos, orientação ao cidadão, encaminhamentos trabalhistas, atualização de documentos, testes rápidos de saúde, vacinação, oficinas e atividades recreativas, entre outros atendimentos coordenados por diferentes secretarias e instituições parceiras.

“O programa Justiça no Bairro traz ações que enchem nosso coração de alegria, oportunizando serviços gratuitos a centenas de famílias por meio de uma parceria entre Prefeitura, Tribunal de Justiça do Paraná e SESC. É uma satisfação ter tantos parceiros grandiosos que estão unidos pensando em nossa gente. É cidadania garantida chegando onde mais precisa”, destaca a prefeita Elizabeth Schmidt.

A ação tem como objetivo garantir acesso rápido, eficiente e desburocratizado à justiça e a políticas públicas, com foco nas pessoas que mais precisam. Para ser atendido, é necessário agendar previamente nos CRAS, CREAS ou no SESC Ponta Grossa.

“Vamos proporcionar acesso a atendimentos jurídicos, de saúde, emissão de documentos, atividades recreativas e mais serviços. Levando tudo isso para mais perto das pessoas”, comenta Bruna Paulovski de Almeida, gerente-executiva do SESC Ponta Grossa.

“Estamos preparando, junto aos nossos parceiros, todas as atividades com muito carinho. O Justiça no Bairro é uma iniciativa que aproxima a população em situação de vulnerabilidade dos seus direitos. Conseguimos levar orientações, atendimentos e serviços essenciais a quem mais precisa. É uma ação concreta de cidadania, que fortalece o acesso à justiça, à qualificação profissional, à saúde, à assistência social e ao mercado de trabalho”, destaca a presidente da Fundação de Assistência Social, Tatyana Belo.

Casamento coletivo

Uma das ações mais esperadas do programa, o Casamento Coletivo contará com a participação de 270 casais, número que superou as expectativas da organização. A cerimônia será realizada no dia 12 de julho, a partir das 17h, na Arena Multiuso, com celebração conduzida pela idealizadora do programa, a Desembargadora Joeci Machado Camargo.

“Para nós, é uma grande honra levar o Justiça no Bairro a Ponta Grossa. O casamento coletivo, por exemplo, é um momento que sempre emociona. E nós estaremos na cidade para celebrar estas uniões e vivermos esta felicidade ao lado dos casais”, comenta a Desembargadora.

Os casais participaram nesta sexta-feira (04) de um encontro preparatório, promovido pela equipe organizadora, para alinhar os últimos detalhes antes da cerimônia.

As inscrições para o casamento coletivo foram encerradas no dia 27 de junho, e o serviço foi oferecido de forma gratuita, com isenção de taxas para emissão de documentos e certidões, conforme os critérios de renda do programa.

Das assessorias.