Nos dias 24 e 25 de janeiro de 2025, Ponta Grossa será sede do CONESA – Congresso de Neuropsicopedagogia, Educação e Saúde. O evento deve reunir cerca de 300 profissionais das áreas de neuropsicopedagogia, educação e saúde, com o tema central “neurociência: A conexão entre educação e saúde”.
O objetivo é destacar o trabalho interdisciplinar entre neurociência, saúde e pedagogia.
A programação abordará quatro eixos temáticos:
1 “Da Etiologia à Intervenção prática “, com foco no TEA e na conexão entre etiologia e intervenções práticas;
2 “Onde estamos e para onde vamos?”, com pesquisas e práticas sobre Altas Habilidades/Superdotação;
3 “A interdisciplinaridade nos Transtornos do Neurodesenvolvimento”, destacando avaliações multidisciplinares; e
4 “Neuropsicopedagogia: um elo entre Saúde e Educação”, analisando a integração dessas áreas com base nas neurociências.
O evento contará com palestras, mesas-redondas e minicursos conduzidos por especialistas, como o professor Vitor Hass, que tratará da etiologia genética do autismo e das intervenções inovadoras, e a professora Suzana Pérez, referência em Altas Habilidades/Superdotação.
A presidente da Associação Brasileira de Criatividade, Eliana Farias, também participará, discutindo os componentes da criatividade.
A idealizadora do evento e neuropsicopedagoga clínica, Simone Miranda, destaca a relevância do congresso: “Sempre precisei buscar congressos voltados para essas temáticas fora de Ponta Grossa, e percebi a necessidade de tornar esse conhecimento mais acessível. O CONESA busca conectar educação e saúde para transformar vidas, além de consolidar a cidade como referência para eventos desse porte. As inscrições e a programação completa estão disponíveis no site oficial: https:/conesa.org
Sobre o CONESA
O CONESA – Congresso de Neuropsicopedagogia, Educação e Saúde reúne profissionais para debater avanços e desafios nas áreas de neuropsicopedagogia, saúde e educação. O objetivo é promover integração e práticas que transformem vidas e ampliem a inclusão social. Além disso o evento prevê destacar a importância do trabalho de vários profissionais, desde o diagnóstico até o tratamento, com foco integral entre paciente e também a família. Simone acredita no papel da informação para um atendimento interdisciplinar e focado nas necessidades especificas de cada paciente. “A medida que entendemos o papel de cada um no processo de suporte à criança, adolescente, jovem e até adulto, o processo é mais promissor porque conseguimos entender como que cada agente da saúde e da educação tem o poder de somar e contribuir”, destaca.
da assessoria