Sábado, 06 de Setembro de 2025

Problemas nas linhas telefônicas do Samu dificultam socorro a idosa que morreu em PG

2025-09-05 às 14:26
Foto: Claudia Pacheco / D’Ponta News

Por Camila Souza

Uma idosa morreu na manhã desta sexta-feira (5), em Ponta Grossa, após familiares relatarem dificuldades para acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) devido a instabilidades nas linhas telefônicas. O chamado foi efetivado por meio de um número de aplicativo de mensagens usado em situações de contingência, acionado pela vereadora Marisleidy Rama (PMB), vizinha da vítima. Quando a equipe chegou ao local, a idosa já havia falecido. O Samu no município é administrado pelo Consórcio Intermunicipal Samu Campos Gerais (CimSamu), que atende Ponta Grossa e outros 27 municípios da região.

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A vereadora Marisleidy relatou à equipe do D’Ponta News que precisou intervir pessoalmente na situação, ao perceber a dificuldade dos familiares em conseguir atendimento. Segundo ela, mesmo após diversas tentativas por pelo menos quatro telefones diferentes, as ligações para o Samu não completavam, as tentativas perduraram por cerca de 23 minutos. Diante disso, Marisleidy acionou o serviço de socorro por meio de um número de WhatsApp usado pelo Samu em situações de contingência. Somente após esse contato a equipe tomou conhecimento do caso e se deslocou até a residência.

Relato do Samu

A equipe de jornalismo também conversou com integrantes do Samu, que informaram que, há pelo menos três dias, as linhas telefônicas do serviço, os chamados ‘números tri dígitos’, apresentam instabilidade. “Entra ligação, não deixa de entrar, porém, não em tempo real em todos os acionamentos”, explica uma fonte do Samu. Diante disso, os agentes têm recorrido ao número de contingência por aplicativo de mensagens como alternativa para receber os chamados até que o problema seja resolvido.

Apesar de atuarem no atendimento direto, os profissionais do Samu destacam que não têm autonomia sobre as linhas telefônicas. “As linhas telefônicas não são de nossa responsabilidade e não temos autonomia para possíveis melhorias, infelizmente esse problema não acontece apenas na nossa região”, disse uma colaboradora, que lamenta a situação.

Sobre o caso da idosa, a equipe citou que a ligação da família possivelmente não foi completada devido à instabilidade nas linhas. Também foi confirmada a versão de que o acionamento só ocorreu por meio do contato via WhatsApp. “Mas a questão dessa senhora em específico não tem nada a ver com o serviço em si”, completa a fonte.

Instabilidades telefônicas

A equipe do D’Ponta News entrou em contato com a Polícia Militar do Paraná (PMPR) e com o 2º Grupamento de Bombeiros de Ponta Grossa para apurar se os serviços enfrentaram instabilidades telefônicas nos últimos três dias, assim como relatado pelo Samu.

Em resposta, a PM informou que não foram registradas alterações nas linhas telefônicas nos últimos dias. Já o Corpo de Bombeiros afirmou que instabilidades ocorreram durante a manhã desta sexta-feira.

O que diz o Consórcio

A equipe do D’Ponta News entrou em contato com o CimSamu para obter esclarecimentos sobre o ocorrido, questionando se o óbito poderia ter sido evitado caso o atendimento tivesse ocorrido com maior rapidez, além de perguntar quais medidas estão sendo adotadas diante das falhas nas linhas telefônicas relatadas pela equipe do Samu ao jornalismo. Algumas dessas perguntas, no entanto, não foram respondidas.

Em nota, o Consórcio confirmou a ocorrência e informou que, de fato, familiares tentaram acionar o serviço de urgência por meio do 192, mas que naquele momento “houve instabilidade geral nos serviços de telefonia de três dígitos em todo o município, afetando simultaneamente os números 190, 192 e 193, o que impossibilitou o contato imediato com as centrais de atendimento. Assim que o chamado foi efetivamente recebido pela Central de Regulação de Urgências (CRU), uma equipe foi prontamente mobilizada”, diz o comunicado.

Ainda segundo o pronunciamento, quando os profissionais chegaram ao local, a idosa já estava em óbito. O Consórcio reiterou que mantém o compromisso permanente com a qualidade, a eficiência e a responsabilidade nos atendimentos de urgência e emergência, atuando de forma ininterrupta em benefício da população.

Por fim, o CimSamu lamentou a situação. “Manifestamos nossa solidariedade e profundo pesar à família neste momento de dor”, finalizou a nota.