Terça-feira, 21 de Maio de 2024

Professora de PG viraliza nas redes sociais ao unir rotina escolar com humor

2024-04-30 às 13:49

“Descobri que eu gosto de fazer as pessoas rirem, nem que para isso eu passe por ‘maluca'”, conta descontraidamente a professora Vanessa Knorr, de 36 anos. A descoberta, aliada ao uso das redes sociais, fez com que seu trabalho viralizasse na internet – hoje, seu Instagram conta com 127 mil seguidores e sua conta no TikTok tem 422 mil seguidores.

Se definindo como millennial, professora de arte e arteira, ela conta que começou a juntar humor e a rotina escolar ainda em 2020, durante a pandemia, especialmente com brincadeiras com alunos. “Até então meu público era mais de adolescentes. Quase um ano depois resolvi passar os vídeos para o Instagram e percebi que muitos professores começaram a me seguir. Então resolvi criar vídeos de humor com a nossa rotina, que não é nada fácil. Humor e crítica caminham juntos”, afirma. Ainda relembrando do início da empreitada, ela mantém o bom humor: “Quando me perguntam se não tive vergonha de começar eu digo que não, pois usávamos máscara e ninguém me reconhecia”.

Seus vídeos comumente trazem situações pelas quais todo professor passa, mas sob a ótica do humor e da ironia. São comuns materiais falando da relação com alunos, dos pormenores da profissão, peculiariedades geracionais e até brincadeiras sobre a saúde mental dos educadores.

Feedback

Hoje, Vanessa trabalha com turmas do segundo e terceiro anos do novo Ensino Médio, no Colégio Regente Feijó. Ela detalha que a recepção, tanto por parte dos alunos quanto pelo próprio corpo docente, é positiva. “Os alunos, em sua maioria, gostam muito e pedem para aparecer em vídeos e fotos. Eu entrego uma autorização para o responsável permitir mostrar a imagem no menor em minhas redes, mas mesmo com autorização, eu só mostro quando o aluno está afim, nem quando filmo apenas os trabalhos eu exponho sem que eles queiram”, conta.

Entre os profissionais da educação o feedback também tem sido positivo. “Nunca tive problemas com as direções das escolas que trabalhei. Eu lembro que quando voltamos para o presencial e os alunos não apareciam eu comecei a fazer vídeos durante as aulas e isso motivou para que muitos fossem voltando para a escola. Então, acho que eles entendem que esse é um recurso que uso para me aproximar dos alunos e fazer com que eles participem mais das aulas! Com os professores eu posso dizer que tem aqueles que gostam, riem, comentam e me elogiam”, afirma. No entanto, ainda que mantendo o bom humor, ela aponta que seu trabalho não é unânime. “Sim, eu tenho haters professores, mas por sorte não é a maioria!”, detalha.

Inspirações

A rotina escolar é de onde Vanessa tira ideias para a produção de seus vídeos. “Há várias situações da vida real que acontecem e já vem algum meme na minha cabeça, aí eu tento anotar no celular para não esquecer”, conta.

Bem humorada, Vanessa acredita que unir educação com o riso é uma maneira eficaz de melhorar o ensino. “Penso que criar uma relação respeitosa e afetuosa facilite a aprendizagem. Uma coisa que percebi é que a maioria dos alunos gostam de produzir e mostrar os seu trabalhos, logo, eles se dedicam mais quando sabem que posso fazer um vídeo que outras pessoas irão observar e comentar sobre”, finaliza.

Clique aqui para acompanhar o trabalho de Vanessa no Instagram e aqui para ver o TikTok.