Domingo, 17 de Agosto de 2025

“Quando eu levo a palavra de Deus através do humor, a pessoa absorve a mensagem de uma forma mais rápida”, afirma Fernando Lopes

2023-09-25 às 14:57

O gestor comercial e humorista, Fernando Lopes, comentou sobre o humor como forma de evangelização, em entrevista ao programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,3 para Ponta Grossa e região e 92,9 para Telêmaco Borba), nesta segunda-feira (25).

Evangelização através do humor

O humorista destaca que pertence à comunidade Copiosa Redenção e busca levar o evangelho para as pessoas através da alegria. “A palavra de Deus é viva e eu entro na história da bíblia. Se você ler um versículo hoje e ler amanhã o mesmo versículo, ele te ensinará algo diferente”, afirma. “Então quando você leva a palavra de Deus através da alegria, a pessoa absorve a mensagem de uma forma mais rápida”, acrescenta.

Segundo Fernando, o humor se tornou uma via de duas mãos. “Cada profissional possui a sua opção de método de fazer humor, mas se você pegar os shows de hoje em dia, as histórias são levadas muito para o lado da ofensa”, argumenta. “O Papa João Paulo II já dizia que a igreja passaria por um ‘avivamento’. Você pega a história de bíblia, e no meio desse caminho vai entrando no humor [de uma maneira leve]”, pondera.

Ele ainda explica que é devoto de São José e conta a história de quando ele atravessou o deserto com Maria de uma forma descontraída para evangelizar os fiéis. “Ele foi um guerreiro em colocar Nossa Senhora grávida, em um burrinho, e cruzar o deserto com todas as adversidades. Eu entro na história e trago para a nossa vida”, explica. “Quando você traz toda essa história levando a leveza do humor, as pessoas entendem melhor. Elas se apaixonam e vão se aprofundando na palavra de Deus”, complementa.

Bebida com limite

Fernando acredita que não existe problema no consumo de álcool, desde que seja de uma forma moderada. “Me convidaram para uma pescaria dos ‘homens de fé’, no pantanal, e a primeira pergunta que os homens fazem quando recebem o convite é se terá bebida. E o segredo é que exista um limite para o consumo de bebidas, porque o grande problema é quando a pessoa não tem limite”, ressalta.

O humorista utiliza o testemunho para evangelizar e conscientizar as pessoas a não consumirem o álcool de forma excessiva. “As pessoas me perguntam muito sobre se podem consumir bebidas. Eu uso o exemplo de São Francisco, que não precisava de um microfone para evangelizar, mas fazia isso através do testemunho”, pontua. “Em muitos lugares que vamos, as pessoas nos procuram para conversar e tirar uma dúvida. Eu tento fazer isso da melhor forma, através da palavra de Deus”, assegura.

Encontro de casais

Ele já está há oito anos casado e acredita que quando a temática é voltada para os casais, é interessante trazer essa realidade para contar as histórias e também poder contribuir para a vida deles.

“Muitos casamentos chegam ao fim por pequenas coisas que passam batidas durante o dia a dia. Um exemplo é quando o homem deixa a toalha molhada na cama e a mulher vai guardando aquilo”, aponta. “Quando você traz essas realidades dentro do humor, as pessoas começam a pensar sobre estarem brigando por coisas pequenas. É necessário focar no problema, ao invés de focar no resultado”, acrescenta.

Fernando acredita que levar para o seu público, através dessas histórias, o lado bom desses relacionamentos é uma forma de ajudar a preservá-los e a solucionar esses pequenos problemas do dia a dia. “Quando conseguimos lembrar essas pessoas que elas possuem um lar, possuem saúde e construíram uma vida juntos, muitas vezes a percepção de que algumas brigas são por motivos pequenos passam a existir”, finaliza.

Serviço

Acompanhe o trabalho de Fernando Lopes, através do seu instagram.

Confira a entrevista completa: