Sábado, 28 de Setembro de 2024

Quatro deliciosas receitas com pinhão para esse inverno, por Juliano Komay

2024-07-05 às 14:55
Foto Gilson Abreu/AEN

Ahhh, o inverno! Que época maravilhosa! Confesso que eu passo o resto do ano todo aguardando o inverno. Época em que todos se vestem bem, dormimos melhor, e até o sol parece nos iluminar melhor! E junto com o inverno, ganhamos de presente também o pinhão! Tenho tantos amigos que moram no exterior e que morrem de saudades do nosso pinhão! E isso é algo que é muito nosso e só temos nesse período do ano, então sempre que começa o inverno eu já me preparo para cozinhar e comer muito pinhão!

E aproveitando essa época do pinhão, a redação do portal D’Ponta News me incumbiu de uma missão: separar algumas receitas utilizando essa iguaria maravilhosa e muito nutritiva, e já adianto… Deixei a melhor por último!

Para todas as receitas, vamos utilizar o pinhão cozido. Um grande segredo antes de cozinhar é deixar o pinhão de molho na água de um dia para o outro, para hidratar a semente e aproveitar também para lavar e remover todas as sementes que boiarem.

Para cozinhar o pinhão, depois de lavados e hidratados, coloque na panela de pressão com água suficiente para cobrir e conte 40 minutos depois de pegar pressão, desligue o fogo e aguarde a pressão sair naturalmente. Depois de descascados, podemos preparar todas as receitas aqui listadas.

Pinhão frito com bacon

Essa receita me traz ótimas lembranças, pois de vez em quando meu pai preparava em casa quando éramos crianças. Ele simplesmente enrolava o pinhão descascado com bacon fatiado bem fininho e levava para a frigideira até o bacon e o pinhão ficarem bem tostados. A dica aqui é pedir para fatiarem o bacon no supermercado, pois aqueles que compramos já prontos são muito grossos para essa receita.

Ingredientes:

150g de pinhão
100g de bacon fatiado bem fino
Sal e pimenta do reino moída na hora a gosto

Modo de Preparo:

Enrole o pinhão com as fatias de bacon e prenda com um palito de dentes. Leve para uma frigideira em fogo baixo e coloque os pinhões. Aguarde a gordura do bacon derreter, sempre regando os pinhões com essa gordura. Depois de tostados, deixe descansar em uma tela para escorrer o excesso de gordura e aproveite!

Pastel de pinhão

Essa receita eu aprendi recentemente com a dona Janete, da pastelaria Curitiba, do Mercado Municipal de Curitiba. Também é muito simples e faz um sucesso absurdo lá no municipal, tendo levado ela para diversos programas de televisão.

Ingredientes:

100g de carne seca desfiada
100g de pinhão cozido fatiado
50g de cebola fatiada finamente
200g de massa de pastel

Modo de Preparo:

Refogue o pinhão com a cebola até ela ficar transparente e acrescente a carne seca. Deixe no fogo misturando levemente de tempo em tempo até a água secar bem. Esse é o recheio do pastel. Abra a massa e recheie com a mistura de pinhão, feche bem e frite em imersão até dourar a massa.

Farofa de pinhão

Essa receita é maravilhosa para aquele domingo com a família, com um churrasquinho, aliás, churrasco no inverno é maravilhoso! Reunir a família no calorzinho da churrasqueira, bebendo um vinho ou uma cerveja é para guardar no coração! Com essa farofa fica inesquecível. A grande dica é não desperdiçar a gordura do bacon, da manteiga e da calabresa, pois deixam a farofa mais saborosa.

Ingredientes:

80g de manteiga
100g de bacon picado
100g de linguiça calabresa picada
100g de cebola picada
½ maço de salsinha picada finamente
500g de farinha de mandioca em flocos
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo:

Em uma frigideira grande, derreta a manteiga em fogo bem baixo, acrescente o bacon e deixe a gordura derreter. Acrescente a calabresa e aguarde dourar bem, entre com a cebola picada e deixe dourar bem. Acrescente a farinha e a salsinha e misture bem. Tempere com sal e pimenta e sirva!

Sopa Cremosa de Pinhão

Essa sopa ganhou meu coração! Aprendi há muitos anos, em um restaurante em Curitiba que já não existe mais, mas que, quando eu provei, eu voltava lá direto para provar e acertar os sabores para executar da mesma forma que lá. Foram alguns meses penando para aprender, mas essa é a receita que eu cheguei e, na minha opinião, já é a melhor sopa de pinhão que já provei! Espero que gostem!

Ingredientes:

1,0 litro de água
750g de pinhão cru
400g de carne de peito de bovino em cubos pequenos
100g de bacon em cubinhos
100g de cebola picada
2 colheres de sopa de azeite
300 ml de creme de leite fresco
2 dentes de alho picados
2 folhas de louro
10g de cominho moído
1 alho poró fatiado finamente
1 pitada de pimenta do reino moída na hora
q.b. de salsinha picada finamente
q.b. de sal

Modo de Preparo:

Cozinhe o pinhão em panela de pressão por 30 minutos ou até abrir, descasque e reserve. Coloque o azeite, a cebola, o alho, o alho poró, a carne e o cominho. Tempere com sal e pimenta e refogue até a carne dourar. Acrescente a água e o louro e cozinhe na pressão por 20 minutos. Deixe esfriar e separe o caldo dos ingredientes sólidos e reserve. Bata o caldo desse cozimento da carne no liquidificador com a metade do pinhão cozido. Se necessário adicione mais água para um creme leve. Corte o pinhão restante em rodelas finas e junte ao caldo batido, com os ingredientes reservados, e leve ao fogo brando para aquecer mexendo de vez em quando. Em uma frigideira em fogo brando leve o bacon ao fogo até dourar. Acrescente ao caldo, junte o creme de leite e a salsinha, dê uma boa mexida, prove o sal
e bom apetite!