Sexta-feira, 13 de Dezembro de 2024

Receita Federal de PG recebe 91,8 mil declarações de Imposto de Renda

2023-06-01 às 14:11
Foto: Roberto Dziura Jr./AEN

A Delegacia da Receita Federal de Ponta Grossa contabilizou, ao final do prazo de entrega das declarações de Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2023, nessa quarta-feira (31), 91,8 mil documentos apresentados.

O número superou a expectativa da delegacia, que esperava a entrega de 85 mil declarações no município para este ano. Segundo a entidade, as declarações pré-preenchidas alcançaram 25% do total de documentos transmitidos.

Já no cenário estadual, a Receita recebeu 2,7 milhões de declarações ao todo. A expectativa era de 2,5 milhões. No Brasil, foram 41,15 milhões declarações transmitidas. O número também superou a expectativa que era de 39 milhões de documentos. Do total, 24% das declarações foram pré-preenchidas (a meta da Receita Federal era chegar a 25%) e 88% dos contribuintes utilizou o programa gerador, que é baixado no computador; 12% fez a declaração online (diretamente no e-CAC, na página da Receita Federal) ou utilizando dispositivos móveis, como tablet e smartphone.

Quem não trasmitiu – e está obrigado – deve procurar fazer a declaração com urgência, pois a apresentação do documento (agora em atraso) implica em multa de 1% ao mês de atraso, com limite máximo de 20%, sobre o imposto devido, e tendo por valor mínimo R$ 165,74.

Declarações atrasadas

Caso a declaração esteja atrasada, a Receita orienta a preencher o documento e enviar utilizando os mesmos programas disponíveis (computador, versão online ou aplicativo Meu Imposto de Renda). Ao transmitir a declaração, a notificação de lançamento e o DARF da multa por atraso serão gerados juntamente com o recibo de entrega.

O prazo para pagamento da multa é de 30 dias. Após esse período, serão aplicados juros de mora, conforme a taxa Selic – a taxa básica de juros, atualmente em 13,75% ao ano.

Pendências

A Receita sugere, aos contribuintes que entregaram a declaração, que verifiquem se há alguma pendência. A consulta sobre a situação das declarações enviadas, dentro ou fora do prazo, pode ser feita via aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para instalação em dispositivos móveis com sistemas operacionais Android ou Apple.

Além de exibir eventuais pendências na declaração e fornecer orientações para regularização, o aplicativo permite, também, gerar cópias da declaração e do recibo de entrega.

da redação com informações da Agência Brasil