Terça-feira, 24 de Dezembro de 2024

Rosário Perpétuo realiza encontro diocesano

2024-10-22 às 08:40
Foto: Movimento do Rosário Perpétuo

Neste domingo (20), os integrantes do Rosário Perpétuo de toda a Diocese estiveram reunidos com o assessor nacional do movimento, frei Célio Ferreira, que é da Diocese de Guarapuava. Foi a sexta edição do encontro e reuniu 75 pessoas, entre participantes, a equipe promotora e os integrantes do Ministério de Música da Imaculada Conceição, da Paróquia São Judas. Além da pregação e de presidir a Santa Missa, frei Célio sugeriu à coordenação diocesana a implantação de um Centro Difusor do Rosário Perpétuo, nos moldes dos que já funcionam no interior de São Paulo.

De acordo com a primeira secretária do movimento, Silmara Aparecida Santos, seria mais um centro difusor. O primeiro foi fundado em Jaú (SP) e o segundo em Araraquara (SP). “Estamos estudando a proposta porque é bem complexa”, afirmou. Conforme explicou frei Célio, o espaço – que seria uma igreja – serviria para espalhar o movimento do Rosário Perpétuo, e todas as suas atividades, a toda a Diocese. Todos os integrantes dos grupos iriam se dirigir para o centro de espiritualidade, onde haveria momentos de oração do Santo Terço perpetuamente. “É muito importante estimularmos os coordenadores por onde formos passando para que a primeira oração do dia seja o Santo Rosário. À tarde, também, e, assim à noite, a partir das 18 horas. De modo que, em três momentos, durante o dia, a comunidade que visite a igreja presencie, participe e reze por três momentos o Santo Rosário Perpétuo. Seria uma dinâmica constante”, detalhou.

“Toda a divulgação do movimento estaria nesse centro. Teria de ter uma equipe afinada, que possa explicar como funciona o movimento, como, na verdade, vocês já fazem no dia-a-dia, ao convidar as pessoas para formar os grupos. Seria uma missão de cada coordenador de grupo. Fariam por agendamento e iriam se concentrar ali e concentrar as orações do movimento, todas as suas atividades. Uma fonte de inspiração e transmissão de toda a intercessão de Maria por todas as intenções pelas quais rezamos, principalmente, as dos filhos espirituais. Rezar pelas gestantes, pelos filhos que estão em risco de aborto, pelos filhos que estão em risco de não serem amados e não gerados, e, pelos filhos que não são apreciados, não são amados por seus pais. Pedir sempre a Nossa Senhora a conversão. E por aqueles que não tiveram o direito de nascer, no centro, fazer momentos fortes de intercessão a Nossa Senhora para que sejam acolhidos no Reino de Deus”, enfatizou frei Célio. A definição da igreja, do local desse centro difusor, caberia ao bispo diocesano.

Conforme a coordenadora diocesana do Rosário Perpétuo, Rosângela Bittencourt, frei Célio ainda destacou como seria importante ter um bispo que abraçasse o movimento e o fosse divulgando onde passasse, para que em mais lugares fosse implantado. Até em outras dioceses. “O frei sabe que Dom Sergio integra o Rosário Perpétuo, que tem muito carinho e o quanto fez pelo movimento. “Vai que agora, como emérito, aceita a causa e nos ajuda na missão de divulgar”, especula Rosângela. Em sua fala, continuou, frei Célio se dirigiu à essência do movimento, a partir da iconografia da imagem da Mãe do Rosário – revelada em sonho para uma participante de Jaú – transmitida pelos seus símbolos. “Lembrou a fidelidade da reza da dezena pela vida, como centro do movimento e teor principal da ação missionária do Rosário Perpétuo, que luta pela vida e vai contra a tudo aquilo que tenta contra a vida e nega o Evangelho de Jesus Cristo, João 10, 10: ‘vim para que todos tenham vida’. O frei pediu que continuem a rezar pelo movimento”.

O assessor nacional deu muitas ideias aos participantes, em um encontro muito formativo. “Tiramos dúvidas. Foi muito bom. Senti um novo ânimo. Deu diretrizes para poder me colocar melhor a serviço”, avaliou Rosângela. Muitas pessoas novas participaram. Não as 21 necessárias para formar um novo grupo, mas, as que estavam no encontro e que ainda não fazem parte, deram seus nomes e pegaram seus mistérios. “Agora, tem de conseguir mais pessoas para fechar um grupo novo. Foi muto proveitoso. Muito bom. Nossa Senhora reuniu muitos filhos lá, com certeza”, garantia.

da assessoria