Sábado, 16 de Agosto de 2025

Saiba o motivo do tremor que foi sentido em diversas regiões de PG

Explosão controlada, acompanhada pelo Exército, reforça hipótese de sismo induzido por atividade mineradora; autoridades seguem em análise
2025-08-15 às 18:48

Na tarde desta sexta-feira (15), moradores de Ponta Grossa e cidades vizinhas relataram um forte tremor de terra, que provocou susto e levou ao acionamento do Corpo de Bombeiros e questionamentos à Defesa Civil. Poucas horas depois, a empresa Boscardin — responsável pela mineração na região de Bocaina, no Sagrado Coração — confirmou em nota à imprensa que, próximo ao horário das solicitações, realizou uma operação de detonação na mina local. O procedimento, segundo a empresa, é acompanhado pelo Exército Brasileiro e segue todos os protocolos de segurança previstos pela legislação.

De acordo com a nota, essas operações fazem parte da rotina de extração mineral e costumam ocorrer a cada dois meses. Embora ainda não haja confirmação oficial de que o tremor tenha sido causado diretamente pela explosão, o alinhamento dos horários reforça a hipótese de um evento sísmico induzido por atividade humana. Esse tipo de fenômeno — chamado de sismo induzido — já foi registrado em outras áreas mineradoras do Brasil e é, inclusive, alvo de estudos conduzidos por geocientistas e autoridades.

A Defesa Civil do Paraná e a Rede Sismográfica Brasileira analisam os dados para confirmar se o evento foi provocado pela detonação ou se há outra causa envolvida.