A Sanepar está realizando, em Ponta Grossa, um trabalho de procura de vazamentos ocultos nas redes de distribuição de água. Embora seja uma das rotinas de prevenção na empresa, desde o início da semana o trabalho vem sendo intensificado, inclusive com equipes de apoio remanejadas de outros sistemas, como forma de contribuir para a regularização do abastecimento na cidade.
As equipes de geofone estão trabalhando nas regiões do Centro, Vila Vilela, Olarias, Vila Ana Rita, 26 de Outubro, Jardim Carvalho, Vila Marina, Vila Madureira, Nova Rússia, Chapada e Los Angeles.
O coordenador do Centro de Controle Operacional da Sanepar, Anselmo Rodrigues, explica que as equipes também estão percorrendo estas regiões no período da noite. “Durante a noite e a madrugada, quando o movimento de veículos é menor e os ruídos externos diminuem, a identificação de eventuais pontos de vazamento se torna mais eficaz. A pesquisa é feita por meio de haste de escuta e geofone eletrônico, equipamento que funciona de forma semelhante ao estetoscópio utilizado pelos médicos.
O trabalho de geofonamento consiste em ouvir o movimento da água dentro da rede à procura de vazamentos ocultos. Quando há vazamento, o geofone capta no cavalete da ligação ou nas redes o som característico da água saindo da tubulação, no ponto em que está rompida.
O monitoramento das redes de abastecimento é importante para solucionar eventuais pontos de vazamento, mesmo que bem pequenos, evitando perdas de água e situações de baixa pressão ou desabastecimento. Durante o serviço, não há a necessidade de entrar nos imóveis.
Em caso de dúvidas, os clientes podem entrar em contato com o Serviço de Atendimento da Sanepar pelo telefone 0800 200 0115, que funciona 24 horas. Ao ligar, é preciso ter em mãos a conta de água ou o seu número de matrícula.
da assessoria