Sexta-feira, 07 de Fevereiro de 2025

Secretária de PG contesta dados da Azul: “os números não são ridículos”

A Secretária ainda afirma que a mídia tem soltado inverdades sobre o encerramento das atividades da Azul e que estão culpando a prefeitura
2025-02-07 às 12:14
Crédito: Reprodução

A Azul Linhas Aéreas anunciou o encerramento das operações no Aeroporto Sant’Ana, em Ponta Grossa, na última terça-feira, devido a dificuldades operacionais. Para discutir os impactos e encontrar alternativas, uma reunião técnica foi realizada em Curitiba na quinta-feira (6), com a presença de diversas lideranças políticas e órgãos de Ponta Grossa.

Relembre a situação: Azul anuncia fim das operações em Ponta Grossa.

Durante entrevista exclusiva ao programa ‘Manhã Total’, do D’Ponta News desta sexta-feira (7), a Secretária de Indústria e Comércio de Ponta Grossa, Faynara Merege, comentou sobre as questões políticas envolvidas na situação. “Temos que parar de politizar o assunto. Agora todo mundo está querendo abraçar o aeroporto. O aeroporto existe há muito tempo e começou com as suas operações comerciais em 2016. Estávamos em outra gestão, e agora todo mundo está querendo resolver o problema, problema este que está sendo postergado”, afirmou.

 

Crédito: Reprodução

 

Faynara também se posicionou sobre os dados apresentados durante a reunião na capital, dados divulgados pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), que indicaram uma queda no número de voos em 2024 na cidade. “Na verdade, os números em 2024 caíram porque a demanda de voos diminuiu. Mas os números não são ridículos ao ponto de dizer que o aeroporto não está sendo operacional. Nós temos números diferentes, pois a Secretaria também faz o seu relatório operacional de voos”, destacou. A Secretária se comprometeu a encaminhar os dados da Secretaria. Quando obtivermos esses dados, atualizaremos a situação.

O Deputado Federal Sandro Alex foi procurado pela equipe de Jornalismo para comentar sobre os dados divulgados na reunião em Curitiba e ele cita que “Os números da Anac mostram que teve uma queda na operação de Ponta Grossa. O presidente da Azul disse que eles estão operando em 10%, ou seja, eles estão operando no prejuízo, isso foi uma declaração dele. Fui ver os dados da Anac e mostram que tivemos uma queda de passageiros”, cita o Deputado.

Ademais, a Secretária ainda afirma que a mídia tem soltado inverdades sobre o encerramento das atividades da Azul e que estão culpando a prefeitura. “Temos que tratar o assunto com verdade. Quando explodiu a bomba nesta semana na mídia, todo mundo começou acusar a Prefeitura, que a prefeitura não fez obras, e que não cumpriu o que tinha que cumprir e isso é mentira. Se não cumpriu as obras, é porque infelizmente o dinheiro está parado”, conta. Quando questionada sobre quem está acusando a prefeitura, ela disse “Vi uma entrevista do Deputado Sandro Alex, dizendo que a prefeitura não cumpriu os acordos, desculpa gente, mas isso é uma inverdade”, conta.

Sobre essa afirmação de Faynara, Sandro Alex disse que “Nós fizemos uma reunião com 50 participantes, ninguém falou sobre isso, ninguém citou isso, ninguém falou em acordo o que nós estamos falando que há necessidade de um comprometimento maior de todos com o assunto. E aí nós estamos cada um fazendo a sua parte, cada um buscando ajudar e auxiliar, o setor produtivo, governo, deputados e o município que também vai ter um comprometimento sobre as obras, cronogramas, planejamento”. Por fim, o Deputado se colocou a disposição para auxiliar com a demanda.


REUNIÃO EM CURITIBA
A reunião, convocada pelo Governo do Estado, contou com a presença de diversas autoridades, incluindo a Secretária Faynara, que também explicou que foi formado um grupo de trabalho para desenvolver uma proposta robusta que será apresentada para a Azul através do Governo. “Foi montado um grupo de trabalho junto com a Secretaria de Infraestrutura do Paraná, Secretaria de Indústria e Comércio de Ponta Grossa, Secretaria de Infraestrutura e Planejamento de Ponta Grossa, junto aos deputados e demais secretarias do estado”, declarou.

Entre os pontos discutidos, esteve a melhoria da oferta de voos. “Hoje nós temos voos três vezes semanais para Campinas, é uma oferta ruim”, disse Faynara, destacando a necessidade de aumentar a frequência e diversificar os destinos. Ela também afirmou que as obras no aeroporto estão previstas para começar entre abril e maio, com a verba já destinada.

A reunião de Curitiba teve como objetivo analisar as alegações da Azul, que apontaram “deficiência em áreas operacionais” no Aeroporto Sant’Ana.  Por fim, Faynara explicou a ausência da prefeita na reunião, justificando que a gestora tinha outros compromissos.

Por Camila Souza.