Sábado, 19 de Abril de 2025

Secretário aposta em ‘Muralha Digital’ e união entre forças para reduzir crimes em Ponta Grossa

Delegado cedido pelo Estado, Rangel aposta na união entre órgãos e no uso de inteligência para enfrentar desafios como homicídios, tráfico de drogas e questões sociais
2025-04-16 às 16:53
Edu Vaz/ D’Ponta News

Durante o programa Manhã Total da Rádio Lagoa Dourada (105.3) nesta quarta-feira (16), o secretário de Cidadania e Segurança Pública de Ponta Grossa, Guilherme Rangel, falou sobre as atribuições da pasta e reforçou a importância do trabalho integrado entre os órgãos municipais para garantir maior segurança à população.

Delegado da Polícia Civil do Paraná, Rangel foi cedido pelo Estado para assumir a secretaria e já possui experiência na área, tendo atuado anteriormente como secretário de Defesa Social e Trânsito de Curitiba. Ele afirmou que aceitou o convite da prefeita Elizabeth Schmidt (União) por acreditar no potencial do projeto de gestão.

Edu Vaz/ D’Ponta News

“Recebi outros convites de cidades da região metropolitana de Curitiba, mas optei por Ponta Grossa por algumas questões. Uma delas é a variedade de atribuições da secretaria, o que me atrai, pois já estava acostumado a atuar com esse perfil de trabalho”, disse.

Entre as funções da pasta, estão a coordenação da Guarda Civil Municipal (GCM), a gestão do trânsito por meio da Secretaria de Trânsito, além da Defesa Civil e do Procon. Apesar das responsabilidades, o secretário revelou planos de ampliar a atuação com novas políticas públicas. “Estamos tentando criar uma diretoria de políticas sobre drogas, voltada para a prevenção. Além disso, queremos instituir uma diretoria de gestão integrada, responsável pelos convênios e articulação com outras instituições”, explicou.

Trabalho integrado
Segundo Rangel, o trabalho conjunto entre os órgãos é essencial para uma atuação eficiente no combate à criminalidade. “Busco uma integração verdadeira, que inclui o compartilhamento de bancos de dados, inteligência e informações. Isso é fundamental para a prevenção e a repressão adequada aos crimes”, ressaltou.

Muralha Digital
Um dos projetos de destaque citados pelo secretário é o Muralha Digital, que utiliza imagens de câmeras instaladas em pontos estratégicos da cidade para monitorar veículos e identificar possíveis criminosos. Para Rangel, o sucesso da iniciativa depende, mais uma vez, da colaboração entre esferas governamentais e da própria população.

Para quem quiser contribuir, basta procurar a Secretaria de Cidadania e Segurança Pública, localizada no terceiro andar do Edifício Guaira, na Rua Balduíno Taques, nº 445, no Centro de Ponta Grossa. O cadastramento também pode ser feito online, clique AQUI.

Desafios de Ponta Grossa
Entre os principais desafios enfrentados pela pasta, Rangel destacou a redução no número de homicídios, que segundo ele, tem relação com o tráfico de drogas. “Um grande desafio eram os homicídios, que já estamos conseguindo combater. No ano passado, registramos 93 casos. Este ano, até agora, foram apenas 10. Estudos mostram que cerca de 80% desses crimes têm vínculo com o tráfico de drogas”, explicou.

Outro fator que impacta a segurança na cidade é a logística da região. “Ponta Grossa é um importante entroncamento rodoviário, o que atrai muitas pessoas — o que é bom em vários aspectos, mas também traz problemas”, comentou.

Rangel também apontou a questão social como uma demanda que merece um olhar atento. “Muitas vezes sou abordado por comerciantes e moradores solicitando a presença de equipes de segurança em locais onde há aglomeração de pessoas em situação de rua”, relatou. “É difícil para o comerciante que chega para abrir seu estabelecimento e encontra o local sujo, ou quando clientes são abordados de maneira incômoda”, acrescentou.

Planos
Quando questionado sobre o legado que gostaria de deixar ao fim do mandato, Rangel foi direto: “Quero consolidar uma Muralha Digital eficiente. Sempre fui entusiasta da tecnologia, e acredito que ela pode transformar a segurança pública. Já vi iniciativas de sucesso em outros países que podem ser adaptadas para nossa realidade”, cita.

Além disso, o secretário tem como meta a criação da Casa do Consumidor, vinculada ao Procon, e uma nova sede para a secretaria. “A ideia é construir um Centro Regionalizado de Monitoramento, que unifique todas as forças — Bombeiros, Guarda Municipal, Defesa Civil — em um mesmo espaço, com atuação integrada e mais eficiente”, detalhou.

Trânsito e tecnologia
Durante o programa, alguns ouvintes reclamaram sobre falta de sincronização entre semáforos, perante isso, o secretário explicou que as preferências variam de acordo com o fluxo das vias. “Algumas ruas têm maior demanda de veículos e precisam de mais atenção. Estamos investindo em estudos para implantar semáforos inteligentes, que se conectam a plataformas como Google Maps e Waze para mapear o tráfego em tempo real. O problema é que essa tecnologia ainda é muito cara”, afirmou.

Fontes de arrecadação
Grande parte dos recursos utilizados para investimentos na área de trânsito vem da operação de radares fixos. Atualmente, Ponta Grossa possui 120 faixas monitoradas, número considerado baixo para o porte da cidade. “Os radares são uma importante fonte de arrecadação, mas além disso, oferecem uma tecnologia interessante. Através da Muralha Digital, conseguimos utilizar os dados captados para investigação e prevenção de crimes”, concluiu o secretário.

Veja a entrevista completa: