Sábado, 13 de Julho de 2024

Secretário de Segurança do PR e equipe visitam obras do IML e do Centro de Anatomia no Campus Uvaranas da UEPG

2023-05-16 às 13:26
Foto: William Clarindo

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) recebeu, na última quinta-feira (11), o Secretário de Segurança Pública do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira. Acompanhados pelo reitor Miguel Sanches Neto e o vice-reitor Ivo Mottin Demiate, o secretário e sua equipe visitaram o canteiro de obras do novo Instituto Médico Legal (IML) e Centro de Anatomia, no Campus Uvaranas da UEPG.

A nova estrutura servirá como sede da Polícia Científica, um dos braços da Secretaria da Segurança Pública (Sesp). Para o secretário, Hudson Leôncio Teixeira, é necessário visitar esses locais para acompanhar o andamento dos projetos e investimentos aplicados. “Realizando estas visitas nas unidades, nós podemos avaliar os trabalhos de cada um, além de entender a necessidade delas”, considera Teixeira.

A pró-reitora de Planejamento (Proplan) da UEPG, Andrea Tedesco, ressalta a parceria entre a Sesp e a Universidade. “Recursos públicos estão sendo otimizados, permitindo que um terreno público e a execução de uma obra pública atendam à necessidade de dois usos compartilhados”. Tedesco aponta que a população será beneficiada através dos serviços da Polícia Científica e a comunidade acadêmica contará com uma estrutura moderna no Centro de Anatomia.

O acesso à nova estrutura se dará pela rua Professor Gabriel de Paula Machado, a mesma que leva ao Hospital Universitário da UEPG. O pavimento ligará a rua à via da Prefeitura do Campus (Precam), possibilitando uma nova entrada que conduzirá ao IML e ao bloco de Zootecnia. “Todos os usuários do campus Uvaranas contarão com mais um acesso ao campus”, complementa Tedesco.

O prefeito do Campus, Elias Pereira, explica que as obras, que iniciaram em janeiro de 2023, devem seguir até meados de 2024. “Os serviços executados até o presente momento foram a limpeza do terreno, o corte do talude para nivelamento do solo assim como aterro e compactação da área a ser edificada”, detalha. “Especial atenção deve ser dada às fundações, as quais estão sendo realizadas com estacas cravadas de concreto”, adiciona Pereira.

Participaram da visita representantes da Secretaria de Segurança Pública do Paraná (Sesp), Polícia Científica do Paraná e da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Da Sesp, acompanharam a agenda o secretário, Hudson Leôncio Teixeira; o assessor do secretário, Cezar Hoinatski; e o diretor estrutural, Cecílio Campiolo Luz. Da Polícia Científica do Paraná, o diretor-geral, Luiz Rodrigo Grochocki; o chefe da Seção de Coordenação Operacional, Mariano Schaffka Netto; e o assessor científico, Luciano Souza Pereira.

Da UEPG, estiveram presentes o reitor, Miguel Sanches Neto; o vice-reitor, Ivo Mottin Demiate; o pró-reitor de Assuntos Administrativos, Emerson Hilgemberg; a pró-reitora de Planejamento, Andrea Tedesco, a diretora de Planejamento Físico da Proplan, Emanuele de Almeida; o prefeito do campus, Elias Pereira; e a coordenadora da equipe de fiscalização da Precam, Eloise Aparecida Langaro.

da UEPG