O secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, afirmou que a eventual transferência do Aeroporto Sant’Ana de Ponta Grossa para a Infraero só deve ocorrer após a estabilização da operação e a conclusão de melhorias estruturais. A declaração foi dada durante reunião técnica em Curitiba, que discutiu estratégias para reverter o cancelamento dos voos da Azul na cidade, programado para 10 de março.
Alex criticou a proposta imediata de transferência para a Infraero, alertando que o processo de federalização poderia levar até 15 anos e inviabilizar recursos já garantidos pelo Estado. “Precisamos primeiro resolver problemas estruturais e garantir que o aeroporto seja atrativo. Só então discutiremos modelos de gestão”, afirmou.
Enquanto isso, a prefeitura de Ponta Grossa nega responsabilidade exclusiva pela crise e atribui a decisão da Azul a fatores macroeconômicos, como a alta do dólar. O D’Ponta News solicitou junto ao Governo do Estado as imagens da reunião que ocorreu em Curitiba e discutiu sobre as operações da Azul na cidade; confira um trecho onde Sandro Alex e a secretária de Ponta Grossa, Faynara Merege, discutem a possibilidade:
O grupo D’Ponta News também entrevistou a secretária de Ponta Grossa durante o programa ‘Manhã Total’, onde foram feitos questionamentos sobre a reunião, bem como as possíveis soluções encontradas pelo Executivo municipal para evitar a saída da Azul do Aeroporto Sant’Ana. Confira a entrevista completa: