Domingo, 20 de Abril de 2025

Serviço personalizado e saúde no prato são destaques do ‘Manhã Total’

Programa destaca benefícios dos pescados e serviços exclusivos da DuMar Mediterrâneo
2025-04-09 às 13:06
Edu Vaz/ D’Ponta News

O programa ‘Manhã Total’, da Rádio Lagoa Dourada FM (105.3), desta quarta-feira (9), recebeu dois convidados que trouxeram um tema cada vez mais valorizado: a qualidade da alimentação e os benefícios dos pescados para a saúde. Estiveram no estúdio o empresário e proprietário da peixaria DuMar Mediterrâneo, localizada em Ponta Grossa, João Moutinho e a nutricionista Adriane Colaça.

Durante a entrevista, João destacou o serviço personalizado que a DuMar oferece, com entrega programada e atendimento direto ao consumidor. “A DuMar trabalha com o atendimento personalizado para os clientes. Com certeza conseguimos nos programar para encaminhar os produtos na casa dos clientes nos dias que ele precisa”, afirmou. Essa comodidade já está disponível inclusive para produtos frescos, como a tilápia, um dos carros-chefes da peixaria, que abastece desde lares até bares e restaurantes da região.

Edu Vaz/ D’Ponta News

A escolha da tilápia, segundo a nutricionista Adriane, é acertada tanto pela praticidade quanto pelo valor nutricional. “É um peixe muito fácil de preparar e, nutricionalmente falando, ela tem índices de ômega 3, além de possuir concentração de gordura total muito baixa”, explicou. Com essas características, o preparo pode ser feito com azeite de oliva ou manteiga, sem comprometer a qualidade nutricional, o que amplia a versatilidade na cozinha.

E por falar em versatilidade, João apresentou algumas das opções que a DuMar oferece com base em tilápia. “Temos o prato de parmegiana, quatro queijos e até o nhoque de tilápia com massa de mandioca”, contou o empresário.

Sardinha
Outro pescado que ganhou destaque na conversa foi a sardinha. Apesar de ainda existir certo receio em relação aos alimentos enlatados, Adriane esclareceu que os tempos mudaram. “No passado, nas épocas das guerras, as latas realmente apresentavam um nível de contaminação por mercúrio. Hoje em dia, os índices são muito baixos e bem toleráveis”, afirmou. Segundo ela, a sardinha conservada em óleo é sua preferência pessoal, por preservar melhor a gordura e o sabor. “Eu utilizo somente a carne e retiro a gordura na hora do consumo”, comentou.

Edu Vaz/ D’Ponta News

Dieta Mediterrânea
A nutricionista aproveitou o espaço para ressaltar a importância da dieta mediterrânea, que tem os peixes como protagonistas. Considerada patrimônio cultural imaterial da humanidade pela Organização Mundial da Saúde (OMS), essa dieta é baseada no consumo de alimentos naturais e minimamente processados. “Ela surgiu na região da Grécia, onde se observou maior longevidade e menor incidência de doenças crônicas. A base são os carboidratos integrais, azeites, hortaliças, e o consumo de carne vermelha é raro”, explicou Adriane.

Nesse contexto, o ômega 3, presente nos peixes como a tilápia e a sardinha, ganha papel de destaque. “O ideal é que tenhamos uma equivalência de ômega 6 e ômega 3, mas a dieta ocidental é muito deficiente em ômega 3. Isso deixa a membrana celular enrijecida, o que influencia negativamente nas artérias e outros órgãos”, alertou.

Por fim, a nutricionista trouxe recomendações importantes sobre o consumo de carnes. Enquanto a carne vermelha deve ser consumida com moderação – até duas vezes por semana, em porções de 100 gramas, se não houver anemia –, os peixes podem ser inseridos com mais frequência, especialmente após os 50 anos. “Dos 50 anos em diante, as pessoas podem consumir mais carne. Isso acontece porque devido ao o que aquele intestino já foi submetido, ele apresenta uma redução no processo de absorção”, orientou.

Compre o seu pescado
A DuMar Mediterrâneo atende na Rua Dr. Colares, nº 572, no Centro de Ponta Grossa. Os pedidos e agendamentos podem ser feitos pelo telefone (42) 99122-8080. A peixaria funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, e aos sábados das 9h às 16h.

Confira a entrevista na íntegra