Por Camila Souza com informações das assessorias
O ‘Projeto Teddy’ já começou a transformar o ambiente de atendimentos judiciais em Ponta Grossa. O Golden Retriever tem passado por treinamento e já circula pelos corredores do fórum, onde foi bem recebido por magistrados e servidores. A iniciativa busca oferecer conforto a crianças, adolescentes e vítimas de violência que precisam prestar depoimentos em delegacias e audiências.
O projeto foi inspirado em experiências do Tribunal de Justiça em Londrina e adaptado para a cidade pelo advogado Renato Aparecido Borges em parceria com a Lilac Pet Escola para Cães, representada pelo adestrador Rafael Leal. A proposta foi apresentada para a delegada do Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente (Nucria), Ana Paula Cunha Carvalho, que apoiou a ideia e pediu que o projeto fosse implantado no local.
Em setembro o projeto também foi apresentado à juíza do 1º Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher e Vara de Crimes Contra Crianças, Adolescentes e Idosos de Ponta
Grossa, Alessandra Pimentel, que acolheu a proposta com entusiasmo. Na mesma data, a juíza da Vara da Infância e Juventude e diretora do Fórum da Comarca, Noeli Salete Tavares Reback, autorizou que o cão fosse treinado nos corredores do prédio, onde Teddy já encantou servidores e visitantes.
O Golden Retriever Teddy foi escolhido em julho no Canil Lobo Richter, em Campo Largo, e desde filhote é acompanhado e treinado. A intenção dos idealizadores é que o cão ajude a transformar lembranças de dor em experiências mais leves e acolhedoras para quem enfrenta situações de violência.