Na próxima sexta-feira (23), o Tenente-Coronel Emerson José Guimarães Ferreira passa o comando do 2º Grupamento de Bombeiros de Ponta Grossa para o Tenente-Coronel Rafael Lorenzetto, em cerimônia na sede do 2º GB.
Guimarães esteve à frente do 2º GB desde fevereiro de 2023 e, em entrevista ao D’Ponta News, o bombeiro militar relembrou as principais atividades desenvolvidas pela Corporação. Ele conta que foi um ano intenso e de muito trabalho, tanto na área operacional, como administrativa. “Coincidiu com todos os preparativos de grandes eventos, relativo aos 200 anos da cidade de Ponta Grossa, o Paraná formou 419 militares, dos quais um núcleo foi formado no 2ºGB; além de uma escola de Sargentos também formada com aulas no 2º Grupamento de Bombeiros”, relembra.
Atividades de destaque durante o ano
De acordo com o tenente-coronel, o 2º GB atendeu 5.854 ocorrências ao todo, das mais diversas naturezas, como incêndios, acidentes de trânsito, meio líquido, buscas e salvamentos, entre outros. Foram realizadas 9.847 vistorias técnicas e projetos de prevenção de incêndios e pânicos. Além disso, foram 73 licenciamentos para eventos, 376 fiscalizações e ainda 817 análises de projetos. “Números de respostas bastantes favoráveis para a prevenção de incêndios e sinistros na região”, afirma Guimarães.
Entre os destaques do ano, Guimarães pontua a capacitação dos militares formados e dos agentes e diretores de Defesa Civil dos 18 municípios atendidos pelo 2º GB, treinamentos estaduais sobre incêndios florestais no Parque Vila Velha e palestras realizadas sobre brigadas escolares com orientações às ameaças de ataques em escolas pelo país.
Além disso, o 2º Grupamento de Bombeiros assinou o termo de adesão de colaboração técnica de trabalhos número 135/2021, com os seis municípios da região que possuem sede do Corpo de Bombeiros, o que resultou em seis novas ambulâncias avançadas para a Corporação, doadas pela Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA), equipadas para atendimentos a traumas e emergências em toda a região dos Campos Gerais.
Maior desafio
Segundo o Tenente-Coronel, o maior desafio do último ano foi o enfrentamento aos dois grandes eventos climáticos registrados em outubro de 2023. “Tivemos uma chuva de granizo e na sequência rajadas de ventos fortes, com mais de 7.805 pessoas afetadas em vários bairros da região, quedas de árvores em vias públicas e casas, o que culminou em decretação de situação de emergência na cidade. O Corpo de Bombeiros distribuiu lonas e kits de ajuda humanitária aos atingidos, são situações que afetam muita gente e deixa nossas guarnições sofrendo a dor do próximo”, relembra.
Maior conquista
Já a maior conquista de 2023 foi o início das reformas dos prédios e instalações dos quartéis de Uvaranas, Nova Rússia e quartel central de Ponta Grossa, com investimentos municipais, provenientes de emendas parlamentares dos vereadores. “O que há muito tempo já se fazia necessário, para melhor poder atender a demanda crescente”, acrescenta.
Além da conquista de ambulâncias e carretas tanques para apoio no combate a incêndios na cidade, além de diversos equipamentos de apoio, completa.
Futuro
De acordo com o tenente-coronel Guimarães, o próximo desafio será em Curitiba. “Assumirei a diretoria de pessoal do Corpo de Bombeiros Militares do Paraná, um grande desafio, trabalhar com todo recurso humano da corporação”, afirma.
Entre os projetos dentro da diretoria está a criação do 5º Comando Regional, com previsão de sede na cidade de Ponta Grossa, “para dar um suporte melhor e estratégico na região Sul do Estado e Campos Gerais, com maior autonomia e atendimento a toda região, um avanço tecnológico e de maior agilidade, rapidez e inovações para a sociedade de toda a sociedade paranaense”, acrescenta.
2º Grupamento de Bombeiros
Atualmente, a área de atuação do 2º GB compreende 18 municípios paranaenses, atendendo mais de 800 mil pessoas e em 5 há quarteis militares: Ponta Grossa, Palmeira, Telêmaco Borba, Castro, Jaguariaíva, sendo que em 2022, Irati passou a ser a sede do 10° Subgrupamento de Bombeiro Independente, abrangendo as cidades de São Mateus do Sul, União da Vitória e Prudentópolis.