Terça-feira, 15 de Julho de 2025

Transporte coletivo de PG ganha reforço com 25 ônibus novos

Modelos terão ar-condicionado e versão super-articulada para mais conforto e capacidade
2025-05-30 às 17:37
Edu Vaz/D’Ponta News

O transporte coletivo de Ponta Grossa deve passar por uma importante renovação nos próximos meses. Durante entrevista ao programa ‘Manhã Total’, da Rádio Lagoa Dourada (98.5 FM), nesta sexta-feira (30), o diretor de Relações Institucionais da Viação Campos Gerais (VCG), Rodrigo Venske, anunciou que 25 novos ônibus entrarão em operação na cidade.

“Já foi pedido esses ônibus e agora depende do tempo de fabricação. Acredito e espero que em menos de 90 dias iniciemos essa nova operação”, afirmou o diretor. Segundo ele, atualmente a empresa possui 196 ônibus em operação e pode chegar a 210, desde que autorizado pela Prefeitura Municipal de Ponta Grossa.

Esses novos veículos estão alinhados com as exigências do novo contrato em discussão com o Executivo Municipal. “Uma das coisas previstas é o ar-condicionado em 100% dos ônibus adquiridos”, destacou Venske. Outra novidade é o ônibus super-articulado, com 4 metros a mais que os modelos atuais, oferecendo mais assentos e conforto para os passageiros.

Atribuições da VCG e da Prefeitura no transporte coletivo
Rodrigo Venske detalhou durante o programa quais são as responsabilidades da VCG e o que cabe à Prefeitura de Ponta Grossa no serviço de transporte coletivo. “A determinação de horários de linha, luminosos e melhorias de infraestruturas nos terminais como nos banheiros e pontos de ônibus são de responsabilidade da prefeitura”, explicou.

Ele também revelou que um novo Ponto de Venda (PDV) será implantado nos próximos 60 dias, em substituição ao atual espaço provisório, já que a prefeitura realiza uma grande reforma na parte superior do terminal central. “Esse projeto é uma evolução muito grande”, avaliou.

Ajustes de linhas
Sobre o número de ônibus por linha e horários, Venske reforçou que a decisão final é da Prefeitura, mas a VCG atua com um sistema de monitoramento para detectar gargalos.

“Temos um sistema integrado que identifica as demandas dos bairros em determinados horários. Percebemos gargalos e isso precisa ser resolvido. Enquanto empresa, precisamos comunicar a prefeitura que é necessário um ajuste”, disse.

Como a população pode fazer sugestões?
Rodrigo também incentivou a população a participar do aprimoramento do serviço. Reclamações sobre atrasos ou excesso de passageiros podem ser feitas pelo número 0800 042-1070, que também funciona via WhatsApp. “A pior coisa para nós é quando os passageiros ficam no ponto porque o ônibus não tem mais espaço por ter excesso de gente”, lamentou.

Mudança no sistema de bilhetagem
Desde janeiro, a VCG iniciou a transição para um novo sistema de bilhetagem. Entretanto, os ônibus ainda contam com dois validadores, um do sistema antigo e outro do novo, o ‘Conecta PG’.

A empresa alerta que todos os créditos do sistema antigo devem ser usados até 31 de dezembro de 2025, pois não serão transferidos para o novo sistema. “É importante que as pessoas usem esses créditos porque eles vão expirar”, enfatizou.

Empresas devem se cadastrar
Empresas também devem fazer o cadastro junto à VCG para que seus colaboradores possam usar o novo cartão. O contato inicial deve ser feito por WhatsApp, no número (42) 9 9957-2911. “Mesmo empregadores com apenas 1 ou 2 funcionários precisam fazer o cadastro porque o sistema é o mesmo”, alertou Venske. De acordo com o diretor, o contato é necessário para que os empregadores tenham acesso ao novo sistema e possam iniciar o cadastro dos funcionários.

Após o cadastro no sistema, a VCG irá confeccionar os cartões e avisará o RH das empresas para a retirada, evitando aglomerações no terminal. “Nossa estimativa é que mais de 70% já fizeram esse cadastro. Mas os 30% restantes representam uma parcela relevante para uma cidade como Ponta Grossa”, diz.

Uso de cartões de crédito e débito
Outro destaque da entrevista foi a consolidação do uso de cartões de crédito e débito nos ônibus, que já superaram o volume de dinheiro movimentado. Problemas com algumas bandeiras, como o do cartão ‘Nubank’, já foram resolvidos. “O uso de crédito e débito é fantástico, atribuímos esse aumento devido à praticidade. Como não se pode mais pagar em dinheiro nos ônibus, quem recebe vale-transporte em dinheiro, precisa ir até um Ponto de Venda. Hoje, por ser mais prático, essa pessoa usa direto o cartão”, explicou.

Por fim, Rodrigo reiterou que tanto a empresa quanto a Prefeitura têm suas responsabilidades dentro do contrato vigente e do novo que está em negociação. “O novo contrato vai trazer novos parâmetros para o usuário”, afirmou. Ele finalizou destacando a importância de comunicação clara com os usuários e de modernização constante para garantir um serviço de qualidade.

Veja a entrevista na íntegra:


Por Camila Souza.