Terça-feira, 22 de Abril de 2025

UEPG repassa computadores para coordenações dos cursos EaD

Os computadores serão entregues aos colegiados dos cursos de licenciatura e bacharelado a distância
2025-03-27 às 16:31
UEPG

Mais tecnologia, agilidade e inovação no ensino a distância da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Na tarde desta quinta-feira (27), coordenadores dos cursos da graduação EaD receberam novos computadores. A ação promete modernizar o trabalho dos cursos ligados ao Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância (Nutead). As 14 máquinas fazem parte do projeto “Inovação e Pesquisa no Ensino Superior: desenvolvimento educacional e tecnológico em ações de educação a distância na UEPG e fortalecimento da UVPR”, que prevê a aquisição de novos equipamentos no Nutead.

Os computadores serão entregues aos colegiados dos cursos de licenciatura e bacharelado a distância, com o objetivo de promover a permanência estudantil. “Nós temos feito entregas de equipamentos na instituição para reconhecer o esforço das equipes”, ressalta o vice-reitor da UEPG, professor Ivo Mottin Demiate. “Estamos empenhados e trabalhando bastante, com vários projetos, para incentivar propostas de permanência na Universidade, em cursos presenciais e EaD”.

UEPG

O projeto prevê a aquisição de outras tecnologias para apoio em videoaulas e conferências, como explica a coordenadora pedagógica do Nutead, professora Patrícia Freitas. “Este projeto nasceu das necessidades dos cursos. Então elaboramos um projeto para compreendermos as principais necessidades, e foi a partir daí que conseguimos fazer um processo que envolvesse pesquisa e inovação tecnológica, por meio de materiais e tecnologia”.

A professora Dilma Heloísa Santos, coordenadora do curso de Letras, destaca que a chegada de novos equipamentos auxilia na agilidade do trabalho, “no contato com os alunos, até mesmo em webconferências, e vamos deixar o computador no colegiado, então toda a equipe será beneficiada”. Para Gisele Brandelero Camargo, coordenadora de Pedagogia, os computadores são um aporte tecnológico para os professores. “Atualmente, temos cerca de 400 alunos no curso, e os equipamentos serão muito utilizados no sentido de oportunizar o acesso nas plataformas e em todo o processo de ensino a distância”, finaliza. Paulo Ribeiro, coordenador de Educação Física, detalha que as máquinas devem apoiar o trabalho tanto da parte de secretaria quanto da parte de coordenação. “Todo o nosso material poderá ser melhor trabalhado com a chegada desses computadores”.

Nilcea Mottin de Andrade trabalhou no projeto que mapeou as necessidades dos cursos, para promover a permanência estudantil. “Começamos em julho de 2024 este trabalho de mapeamento junto aos cursos, então estamos felizes em ver os frutos. Vamos continuar os esforços neste ano”, finaliza.

As informações são da Universidade Estadual de Ponta Grossa.