O casal de terapeutas, André Lopes e Elvira Garcia, comentou sobre a terapia de casal, em entrevista ao programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,3 para Ponta Grossa e região e 92,9 para Telêmaco Borba), nesta quarta-feira (19).
Terapia de casal
O objetivo da terapia de casal é contribuir com a resolução dos conflitos, abrindo espaço para uma comunicação mais reflexiva e assertiva, buscando um alinhamento entre as expectativas do casal.
“É uma forma de direcionar o casal a fazer uma gestão da emoção e a situação que o casal vive para que se possa evoluir e chegar a um equilíbrio. Porque consideramos que todos os casais, independente da religião e histórico, passará por um momento de crise, que é natural em um relacionamento, pois ele é feito de desafios”, afirma André. “Utilizamos ferramentas que desenvolvemos ao longo dos anos, tanto de formação quanto da experiência de vida”, acrescenta.
Elvira acredita que as experiências de vida pessoais e também profissionais trazem uma bagagem para o casal, que através de estudos se aperfeiçoou para poder também auxiliar outros casais a buscarem essa harmonia. “Percebemos que todos os anos que passamos estudando, o fato de termos três filhos e toda a vivência que temos escutando os casais nos auxiliaram no nosso trabalho”, explica. “Hoje as pessoas buscam muito a inteligência emocional, que é muito importante, e também a inteligência espiritual, que é o nosso foco principal”, complementa.
Orientações para começo de relacionamento
No começo do relacionamento, a maioria dos casais cria muita expectativa e começa a fazer planos de um futuro juntos. É importante que o casal tenha inteligência para que toda essa expectativa criada não se transforme em frustração.
“Naturalmente no início do namoro existe a empolgação, e nesse processo o autoconhecimento e o conhecimento do outro são muito importantes”, destaca André Lopes. “Neste processo buscamos orientar os novos casais a primeiro conhecer a bagagem que cada um traz, para se ter o entendimento e conhecimento sobre aquela pessoa, antes de dar um passo adiante no relacionamento”, pondera.
O conhecimento da história de vida daquela pessoa que você está se relacionando, é um passo fundamental para que o casal conheça as qualidades e os defeitos que cada um possui e também saber lidar com elas a partir do momento que decidirem se casar, segundo o coaching. “O conhecimento do histórico do (a) companheiro (a) contribui muito para um relacionamento saudável e maduro, e é um passo importantíssimo”, assegura.
A maneira como o companheiro se relaciona com as pessoas que habitam na sua casa também é um passo importante, neste processo. “Ver como o companheiro trata os próprios pais, que é uma premissa ‘honrar pai e mãe’. Este já é um bom parâmetro para a pessoa ver como a outra se relaciona”, afirma Elvira.
Ela explica que a mochila com a bagagem que cada pessoa carrega não é exposta de forma completa no começo do relacionamento e usa como exemplo os 27 anos de relacionamento, e que isso faz com que o casal se conheça cada vez mais. “Um dos problemas que acompanha os novos casais é que em alguns casos eles não esperam o tempo de se conhecer, porque se separam antes. O nosso maior atendimento de casais foi durante a pandemia, porque ao ter que conviver durante o dia inteiro ao lado do companheiro, foi revelado quem ele realmente era e aquela pessoa não o conhecia”, reafirma Elvira.
Existem três tipos de amor (Eros, Philia e Ágape), segundo André. “O Eros é o que atrai o homem e a mulher, a partir de um olhar, cabelo bonito ou afim; o Philia é mais ligado ao companheirismo e amizade que o casal desenvolve a partir da intimidade; enquanto o Ágape é o de doação, ou seja, você faria de tudo pelo outro, deixando de fazer algo que gostaria para fazer pelo outro”, ressalta.
Inteligência espiritual
A inteligência espiritual consiste em equilibrar a razão e a emoção com o mundo exterior. Este processo é realizado, baseado nas crenças que as pessoas possuem para que elas consigam encontrar um propósito para seus atos e suas vidas.
Elvira acredita que no momento em que a inteligência espiritual passou a fazer parte da vida do casal, a superação de conflitos que o relacionamento possui se tornou mais natural. “Percebemos que quando começamos a investir na parte espiritual, o nosso casamento continuou passando por crises, problemas e conflitos, porém [passamos a superar esses desafios]. É importante ressaltar que quando eu falo em espiritualidade não estou falando de religião, mas do contato diretamente com Deus”, aponta.
André destaca que não existe uma receita para a felicidade, mas um caminho que pode ser seguido pelo casal para chegar até ela. “Nós não temos uma receita, mas um caminho para que as pessoas sigam e possam alcançar a felicidade. Saber viver de forma mais tranquila, em paz e sabendo resolver os conflitos é um caminho que pode ser seguido”, finaliza.
Serviço
Entre em contato com o casal e confira os conteúdos, através do instagram.
Confira a entrevista completa: