Em um ano eleitoral, a Unisecal se destaca ao promover eventos que fomentam o debate democrático e a conscientização da população sobre temas essenciais como o Direito Eleitoral e o Visual Law. A realização de uma conversa com dois especialistas renomados — Fernanda Badallotti Benvenutti Matar, advogada especialista em Direito Civil e pioneira na utilização do Visual Law, e Roberto Tavarnaro, professor da Unisecal e ex-juiz eleitoral — demonstra o compromisso da instituição em conectar o público com assuntos que impactam diretamente a sociedade.
O evento ganha ainda mais relevância ao trazer a inovação do Visual Law, uma abordagem que utiliza ferramentas visuais para tornar o Direito mais acessível e compreensível. Em tempos de eleição, isso se torna fundamental para que os eleitores tenham informações claras sobre processos legais, garantindo mais transparência e engajamento no processo democrático. A Unisecal, ao realizar essa iniciativa, fortalece seu papel de agente educador e de instituição que busca aproximar o conhecimento jurídico da comunidade.
A advogada Fernanda Badallotti explica que atualmente os advogados não precisam mais de papeladas de processos impressos nas audiências. “O processo tramita em uma tela. O celular veio para também mudar a maneira como acessamos a informação. Nós nos acostumamos a ter a informação em um único template, que a tela do telefone”, declara a especialista.
Esclarece ainda que o digital mudou a forma dos advogados lerem e terem acesso à informação, mas os profissionais continuam fazendo petições da forma que foram ensinados há vinte anos atrás. “Muitas fontes mudaram de letra, os espaçamentos podem ser mais atualizados e o Visual Law é o design aplicado nas petições”, comenta.
Segundo Fernanda, muitos advogados ainda têm receio de utilizar ferramentas que permitam a digitalização das petições. Em Direito Eleitoral, os processos são protocolados e julgados em questões de horas. “É tudo muito rápido”, afirma. Sendo assim, “o advogado precisa trazer essa dinâmica dentro da petição para que o magistrado rapidamente leia, entenda qual foi a postagem e veja qual vai ser a providência”, assinala.
Além de contribuir para a formação cidadã, essa conversa reforça o papel social da universidade, mostrando que a instituição está atenta às necessidades e aos desafios da sociedade. Em um momento em que a educação e a informação são mais importantes do que nunca, a Unisecal se posiciona na vanguarda da discussão sobre o futuro da democracia e do Direito no Brasil.
A reitora da Unisecal, Isaura de Andrade Aguiar diz que “aproximar a sociedade e a comunidade acadêmica de conhecimentos jurídicos, técnicos (…) é democratizar as informações”, expõe. Sobre o assunto ser debatido em período eleitoral, ela afirma que é “de alta relevância para a sociedade. A Unisecal procura estar sempre nesta linha de práticas e reflexões”, finaliza.
O evento vai acontecer de forma virtual, no Instagram (@UniSecal), às 14h.
Serviço
Evento: Conversa sobre Direito Eleitoral e Visual Law
Data: 06/09 – sexta-feira
Horário: 14h
Local: Live no Instagram (@UniSecal)
Com informações da assessoria