Quarta-feira, 28 de Maio de 2025

Urologista Bruno Fontoura fala sobre o Novembro Azul e o combate ao câncer de próstata

2023-11-03 às 11:30
Foto: D’Ponta News

O urologista Bruno Fontoura foi um dos convidados entrevistados nesta sexta-feira (03) no programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,3 para Ponta Grossa e região e 92,9 para Telêmaco Borba), falando sobre o Novembro Azul

Leia os principais pontos da entrevista:

O especialista em urologia e fertilidade masculina, declara que considera sua missão conscientizar sobre a importância da saúde e prevenção de doenças. “Acredito que saúde é como um carro, você tem que fazer manutenção, não tem que esperar o carro parar no meio da estrada; ocorrer um acidente e você não ter segurança”, compara o médico.

Ele conta que no mês de Novembro ocorre a campanha de conscientização masculina contra o câncer de próstata, mas lembra que não somente essa doença deve ser averiguada, mas a saúde do homem em geral. “O homem tem que ter noção que sem saúde ele não tem nada; quanto mais cedo ele começar a se cuidar, mais ele vai viver e com mais qualidade”, afirma.

O médico explica que a próstata é um órgão que se localiza entre a bexiga e o reto e que o câncer neste órgão é um dos mais prevalentes no homem. Quando o diagnóstico é feito precocemente, enquanto ainda não há sintomas, as chances de cura são maiores que 90%, diz o especialista. “Se não proporcionarmos essa pesquisa, essa investigação em homens assintomáticos, nunca vamos conseguir esse diagnóstico precoce”, afirma.

Sobre os sintomas que os homens podem apresentar, que podem ser indicativos do câncer, estão entre os principais: ardência para urinar, sangue na urina, sangue no esperma, retenção urinária e dores ósseas. Mas o médico lembra que os sintomas aparecem quando o caso está agravado, por isso a importância da prevenção, já que trata-se de um tumor silencioso, que não apresenta sintomas; só apresenta quando já houve a metástase, ou seja, já se disseminou para outros órgãos.

Sobre tabus para a realização do exame de prevenção, o médico conta que vêm diminuindo, e que os homens estão cada vez mais se conscientizando da importância. Ele ainda explica que o exame de sangue não detecta todos os casos de cânceres de próstata, por isso a importância do exame de toque. “O homem está percebendo que sem saúde não tem nada, não adianta viver muito tempo sem qualidade de vida”, declara.

Quanto as idades para dar início à prevenção, Bruno explica que homens brancos, sem histórico familiar, devem começar a partir dos 50 anos e realizar os exames anualmente; homens negros ou que tenham histórico familiar, a partir dos 45 anos, também anualmente. Ele conta que a etnia negra e pessoas que já tiveram parentes na família com casos da doença têm mais chances de casos e de forma mais agressiva. “A carga genética do câncer de próstata é muito forte, então esses pacientes vão ter um histórico maior”, afirma.

Fontoura diz que a prevenção não deve ocorrer somente com o exame de próstata, mas o homem “deve ir ao médico (…) e fazer exames todos os anos”. Fontoura ainda lembra que doenças metabólicas e vasculares têm aumentado significativamente e em pacientes cada vez mais jovens. “Isso não é diagnosticado se não procurar um médico de forma precoce (…). A noção de saúde e prevenção deve ser iniciada o mais cedo possível”, finaliza.

Confira a entrevista na íntegra: