Segunda-feira, 19 de Maio de 2025

Vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes começa nesta quarta-feira em PG

Além do Centro Vacina PG, mais cinco Unidades de Saúde vão receber meninos e meninas com idade entre 10 e 14 anos
2025-05-19 às 15:06
Divulgação

A Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS), confirmou nesta segunda-feira (19) que iniciará a vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos nesta quarta-feira (21). O público-alvo, definido por diretrizes do Ministério da Saúde, poderá se imunizar em cinco Unidades de Saúde diferentes da cidade ou no Centro Vacina PG, localizado na região central.

“É a primeira vez que Ponta Grossa recebe a vacina da dengue e, por isso, buscamos uma estratégia para descentralizar o máximo possível a aplicação dos imunizantes, respeitando as normas do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado. Desde já, convidamos os pais a encaminharem seus filhos para usufruir deste direito e se proteger da doença”, ressalta Stela Godoy, diretora do Departamento de Imunização da FMS.

Para a proteção completa, a vacina contra a dengue precisa ser aplicada em duas doses, com um intervalo de, no mínimo, 90 dias entre a primeira e a segunda dose. Em Ponta Grossa, a vacinação será realizada nas Unidades: Antônio Saliba (Cará-Cará), Egon Roskamp (Contorno), Cyro de Lima (Oficinas), Luís Conrado Mansani (Uvaranas) e Rômulo Pazinato (Nova Rússia) – as três últimas com atendimento em horário estendido, até às 21 horas. Para se imunizar, as crianças e jovens precisam estar acompanhados dos responsáveis e portar a carteirinha de imunização, acompanhada de um documento com foto.

Não há contraindicações para a vacinação, porém há algumas regras especiais para situações pontuais: jovens que tenham contraído a doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, por exemplo, precisam aguardar seis meses após a infecção para se vacinarem.

Demais vacinas
Além da dengue, as campanhas nacionais de vacinação contra a gripe e o HPV continuam atendendo a população de Ponta Grossa: no caso da gripe, a imunização já está liberada para toda a população acima de 6 meses, enquanto a vacina contra o papilomavírus humano é disponibilizada ao público-alvo de 9 a 19 anos de idade. Nos dois casos, a dose pode ser aplicada em qualquer uma das 25 salas de vacinação disponíveis em Ponta Grossa, além das ações itinerantes do ‘Ônibus da Vacina’.

Das assessorias.