A Viação Campos Gerais (VCG), empresa responsável pelo transporte coletivo de Ponta Grossa, emitiu um comunicado nesta terça-feira (14) esclarecendo a natureza do documento protocolado junto à Prefeitura Municipal ainda no mês de dezembro.
Em nota, a VCG afirma que o documento em questão trata-se de um pedido de adequação técnica na planilha de custos, motivado por mudanças legais recentes e pela nova realidade operacional do sistema, que passou por uma significativa redução no número de cobradores.
A empresa ressalta que a solicitação não se trata de um pedido de reajuste tarifário, mas sim de um ajuste necessário para garantir o equilíbrio econômico-financeiro do contrato de concessão, considerando as novas condições de operação.
A VCG também mencionou a redução temporária da Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta (CPRB) como outro fator que impactou os custos operacionais e justifica a necessidade de ajustes na planilha.
“A VCG informa que o documento protocolado junto ao poder público, responsável pelo transporte público de Ponta Grossa, trata de meras adequações técnicas na planilha, tendo em vista mudanças legais recentes e nova realidade operacional do sistema com a saída dos cobradores o que não está relacionado a reajuste tarifário técnico, muito menos a tarifa pública.”
Por Heryvelton Martins