Quarta-feira, 11 de Dezembro de 2024

Vídeo: Helicóptero do SAMU Campos Gerais realiza transporte de órgãos

2024-12-11 às 17:52
Foto: Reprodução

Nesta quarta-feira (11), os helicópteros Saúde 10 (do Consórcio Intermunicipal SAMU Campos Gerais), com base em Ponta Grossa, e Saúde 06 (da Unidade Aérea Pública da Secretaria de Saúde), com base em Maringá, prestaram apoio à Central Estadual de Transplantes da Secretaria da Saúde (SESA) no transporte de fígado, rins, baço e valvas cardíacas captados na Santa Casa de Maringá. Os órgãos foram transportados até o Hospital Nossa Senhora do Rocio, em Campo Largo.

“Estes órgãos beneficiarão vários pacientes que aguardavam na fila por transplantes”, garante o médico do serviço aéreo do SAMU Campos Gerais, Dr. Francisco Soares de Giacomo Neto. “Graças a essa integração e ao trabalho de conscientização feito pela SESA, hoje o nosso estado do Paraná é referência nacional em doações efetivas de órgãos”, acrescenta. Segundo a Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), o Estado tinha, até dezembro de 2023, a menor taxa de recusa familiar no Brasil, com 28%, enquanto a média nacional é de 43%. Ao longo de 2023, a Central Estadual de Transplantes recebeu 1.213 notificações, com 486 doações efetivas de órgãos e tecidos.

A diretora geral do CIMSAMU, Raquel Mocelim, ressalta a importância do Consórcio neste apoio à Central de Transplantes. “Estarmos sempre trabalhando juntos, integrados, possibilita ações como essa com muito mais agilidade. Assim que somos acionados, elaboramos a melhor estratégia para diminuir o tempo-resposta e também do trajeto”, explica. “O trabalho em conjunto de toda a rede de saúde realmente salva vidas e, hoje, tivemos um exemplo que nos dá muito orgulho do que realizamos”, elogia.

TRAJETO – A equipe do Saúde 06 decolou da base de Maringá e transportou os órgãos até o aeroporto de Telêmaco Borba, onde a equipe do Saúde 10 deu continuidade ao transporte até o heliponto do Hospital do Rocio. Ao todo, o trajeto levou menos de 2 horas, diminuindo em 4 horas o tempo previsto para o transporte terrestre.

AERONAVE DOS CAMPOS GERAIS – Com quase sete anos de atuação na região, sendo a base em Ponta Grossa, a aeronave opera em uma parceria da SESA e CIMSAMU. Os atendimentos são feitos, preferencialmente, em um raio de aproximadamente 250 km, mas a abrangência é para todo o estado. Até março de 2023, desde o início das operações, o helicóptero já tinha atendido cerca de 2.400 pacientes em 3.400 horas de voo, em diferentes tipos de atendimentos, como resgate a vítimas de acidentes em locais de difícil acesso e ocorrências em rodovias, bem como transporte de órgãos e transferências inter-hospitalares.

UNIDADE AÉREA PÚBLICA – A Unidade Aérea Pública da Secretaria de Saúde atende o estado há 10 anos, atendeu e transportou mais de 20 mil pacientes. A Unidade conta com bases em Cascavel, Maringá, Londrina e Ponta Grossa, além da base de Curitiba onde fica o avião para transportes de longas distâncias (maiores que 200 km de raio), oferecendo cobertura integral em todo o estado.

Confira o vídeo:

da assessoria