O Viveiro Florestal da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) promove no próximo dia 22, sexta-feira, a sexta edição do Arboriza Ponta Grossa. O evento acontece das 10h às 16h, no pátio do Colégio Agrícola Augusto Ribas, localizado no Campus Uvaranas, e prevê a distribuição de mais de 10 mil mudas de espécies arbóreas – ipê branco, ipê amarelo, grumixama, pitanga, araçá-vermelho, cerejeira do rio grande, carandaí, goiaba serrana e araucária – e desenvolvimento de atividades multidisciplinares.
A entrega das mudas acontece mediante doação de alimentos não perecíveis que serão encaminhados para a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis (Acamaro). Cada participante pode receber até três mudas de espécies arbóreas diferentes. Nesta edição o Prof. Dr. Carlos André Stuepp, coordenador do evento, ressalta a importância da doação de mudas para restauração ecológica. ”São números bastante significativos com mais de 10 mil mudas, talvez este seja o maior evento deste tipo no estado do Paraná”, afirma. Carlos ainda ressalta que nas outras atividades serão disponibilizadas até 4 mil unidades de espécies nativas, sob coordenação da Prof. Dra. Rosimeri de Oliveira Fragoso, do Departamento de Biologia (Debio). “A equipe responsável irá apresentar os melhores métodos silviculturais aplicados a restauração ecológica, incluindo a distribuição das espécies até que elas possam tomar seu próprio rumo na natureza”, afirma.
Dentre as atividades do evento acontecem também apresentações das pesquisas desenvolvidas pelo Viveiro Florestal juntamente a outros parceiros, como por exemplo o Laboratório de Biodiversidade da UEPG; a venda de espécies de interesse comercial, como plantas frutíferas ou ornamentais – mirtilo, oliveira, podocarpos, amendoim forrageiro, primavera, hortênsia, manacá-da-serra- e também a explicação sobre o cultivo e manutenção destas. “Gostamos de enfatizar o poder de mudança que colocamos em cada muda, produzida ao longo de doze meses, não para ser mais uma árvore, mas sim um instrumento de mudança socioambiental”, afirma o professor Carlos.
Os participantes também poderão levar pra casa espécies aromáticas – lavanda, estévia, menta, melissa, entre outras – que somam 4 mil unidades a serem entregues. A ação será coordenada pelo Prof. Dr. Arthur Calheiros Amador, do Departamento de Artes (Deartes), disponibilizando até 5 mudas diferentes por pessoa. “Vamos oferecer todo o suporte sobre cultivo e aplicações destas aromáticas no dia a dia das pessoas, envolvendo Agronomia, Biologia e Artes, em uma transferência de conhecimento multidisciplinar”, afirma o professor. Outra atividade prevista na parceria é disponibilização de cartões postais confeccionados com as ilustrações botânicas das espécies doadas no evento. “Além disso, teremos uma oficina de gravura em camisetas, que cada participante deverá levar, e ecobags que serão vendidas a preço de custo”, afirma Arthur. Ainda acontece uma apresentação musical do Curso de Licenciatura em Música.
O Viveiro UEPG
O Viveiro funciona por intermédio de parcerias na Pesquisa, no Ensino e na Extensão, contando com apoios para a atuação junto à sociedade e viabilização das doações. A equipe coordenadora do evento é composta por uma equipe multidisciplinar, entre eles: Prof. Dr. Carlos André Stuepp (Defito), Prof. Dra. Rosimeri de Oliveira Fragoso (Debio), Profa. Dra. Jesiane Stefânia da Silva Batista (Debiogen), Profa. Dra. Marta Regina Baroto Carmo (Debio), Prof. Dr. Arthur Calheiros Amador (Deartes), Jail Bueno (Precam) e MsC. Angela da Luz (Técnica contratada do Viveiro Florestal da UEPG).
da UEPG