Quinta-feira, 09 de Maio de 2024

“Nós queremos o olho no olho e a transparência com os nossos associados, dessa forma fazemos uma assembleia em cada agência”, ressalta Marcio Zwierewicz

2024-03-11 às 14:10

Em entrevista ao programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,9 para Ponta Grossa e região e 90,9 para Telêmaco Borba), nesta segunda-feira (11), o presidente da Sicredi Campos Gerais e Grande Curitiba PR/SP, Marcio Zwierewicz, falou sobre as assembleias do Sicredi.

Assembleias do Sicredi

As assembleias do Sicredi são eventos anuais que acontecem nas cooperativas de todo o país e são um grande diferencial do modelo cooperativista da instituição. É o momento em que os associados ficam por dentro dos principais acontecimentos e participam das decisões da sua cooperativa por meio do voto. Porque é assim, de um jeito democrático e transparente que são tomadas as decisões que fazem a diferença no desenvolvimento de cada região e na vida financeira dos associados.

“Nós já estamos em 2024, mas estamos realizando as assembleias para a prestação de contas de 2023. Esse é um momento maravilhoso, porque a realidade é que quem tem uma conta no Sicredi é um sócio. Então como uma comunidade ou um condomínio, por exemplo, temos a necessidade de realizar assembleias”, explica Zwierewicz. “O Sicredi vai muito além nessa questão, porque ele poderia fazer um assembleia única com os seus delegados. Porém nós queremos esse olho no olho com os nossos associados e a transparência, dessa forma fazemos uma assembleia em cada agência. Somente na nossa cooperativa regional nós devemos mobilizar cerca de 15 mil pessoas nesse movimento de transparência, networking, gerenciamento e ética”, complementa.

O presidente também pontua que esse é um momento em que os associados podem tirar as suas dúvidas através de questionamentos. “As dúvidas podem ser tiradas diretamente com o presidente e o diretor, então para nós é um momento muito importante porque vemos a construção de uma sociedade mais próspera tanto na questão econômica, como no social e desenvolvimento de pessoas”, ressalta. “É uma grande jornada que começou no dia 29 de janeiro, em Ivaí, e já passamos as assembleias de janeiro e fevereiro. Nós temos nesta terça [12] a Assembleia da agência Oficinas e em abril retornamos com a reta final com mais quatro assembleias de agências daqui de Ponta Grossa”, acrescenta.

Marcio aponta que a partir do momento que você possui uma conta corrente no Sicredi passa a ser um associado da cooperativa. “Você pode participar da assembleia e também votar em todos os itens da ordem do dia. Inclusive, neste ano estamos elegendo os coordenadores de núcleo, para um mandato de quatro anos”, afirma. “A cada 1,5 mil associados, em média, tem um coordenador de núcleo e seus suplentes elegidos democraticamente pelos associados”, assegura.

Sobre o Sicredi

A Sicredi Campos Gerais e Grande Curitiba PR/SP é uma das mais de 100 cooperativas do Sistema Sicredi. O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos 7,5 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.600 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.

Confira a entrevista completa: