“Ponta Grossa sedia a nona maior cooperativa de crédito do Brasil”, destaca o presidente da Sicredi Campos Gerais e Grande Curitiba PR/SP | D'Ponta News - Notícias do Paraná - Jornalismo sério para leitores exigentes!
Segunda-feira, 04 de Março de 2024

“Ponta Grossa sedia a nona maior cooperativa de crédito do Brasil”, destaca o presidente da Sicredi Campos Gerais e Grande Curitiba PR/SP

2023-09-01 às 14:28

O presidente da Sicredi Campos Gerais e Grande Curitiba PR/SP, Marcio Zwierewicz, abordou a atuação da instituição na Região dos Campos Gerais, em entrevista ao programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,3 para Ponta Grossa e região e 92,9 para Telêmaco Borba), nesta sexta-feira (1º).

Crescimento no país e região

Marcio destaca que o Sicredi vem crescendo muito no país. “Nós estamos em meio a um giro de reuniões semestrais e assembleias com os associados. As duas de Ponta Grossa aconteceram nesta quarta e quinta-feira [30 e 31], e somando as duas aproximadamente 800 associados estiveram na nossa sede”, ressalta.

O diálogo com os associados de uma forma direta é um dos fatores que explica o sucesso que o Sicredi possui na região, segundo o presidente. “O relacionamento, conversa, diálogo e construção constante resultam nos números que alcançamos. Há mais de 20 anos, em âmbito nacional, o Sicredi cresce mais de 20% ao ano”, assegura. “Então ele é um sistema que tem 120 anos, mas a Livre Admissão veio em 2003 permitindo que todos participassem e a partir disso começou o crescimento. Você crescer 20% sobre algo pequeno não é tão significativo, mas quando começa a ficar grande cresce em uma expansão geométrica”, acrescenta.

9ª maior cooperativa de crédito no país

Marcio aponta que o Sicredi vem crescendo mais que a média das 790 cooperativas de crédito que existem no Brasil. “Ponta Grossa sedia a nona maior cooperativa de crédito do país e com perspectiva de chegar entre as cinco. Nós estamos animados, porque os números indicam isso”, celebra.

O presidente explica que as cooperativas trabalham de forma integrada. “Nós temos o sistema Sicredi que é a nossa atuação no Brasil inteiro, através das 105 cooperativas, cada uma na sua região. Elas são um único sistema solidário e integrado. Esse sistema cresce em torno de 20 a 25% ao ano”, pontua. A Sicredi Campos Gerais e Grande Curitiba PR/SP possui um crescimento ainda maior, segundo ele. “Estamos crescendo em média entre 30 e 32% ao ano, e viemos galgando uma posição. Nós éramos uma das oito menores do Paraná há 17 anos e hoje somo uma dez maiores do Brasil”, complementa.

Educação financeira

A educação financeira é um processo em que o indivíduo busca conhecimento para lidar com o dinheiro de forma mais consciente e inteligente.

“Um grande passo que podemos dar para os nossos filhos é a educação financeira e esse convívio com o mercado financeiro, porque inegavelmente ele terá que mexer com finanças no futuro”, assegura Marcio. “Essa é uma área que você terá que acessar no futuro, assim como o supermercado que você terá que escolher algum. Então você terá que ter uma instituição financeira e se você conseguir colocar o seu filho nesse convívio previamente, quando necessário ele já terá conhecimento e estará adaptado”, finaliza.

Sobre o Sicredi

A Sicredi Campos Gerais e Grande Curitiba PR/SP é uma das mais de 100 cooperativas do Sistema Sicredi. O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 7 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.600 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.

Confira a entrevista completa: