há 18 horas
assessoria

"Conexões que Transformam" foi o conceito que guiou o primeiro Summit Educação, realizado pela Sicredi Campos Gerais, Grande Curitiba, Vale do Ribeira e Força dos Ventos PR/SP na tarde de terça-feira (21), na Sede Regional em Ponta Grossa.
O evento reuniu 350 participantes, entre educadores e gestores, representantes dos 13 municípios parceiros dos Programas Educacionais da cooperativa nos estados do Paraná e São Paulo. O objetivo foi de fortalecer a rede colaborativa que potencializa a educação e reforça o papel da cooperação como ferramenta de desenvolvimento humano e social.
"A realização do primeiro Summit Educação é um marco para a cooperativa. Reflete nosso compromisso com o desenvolvimento das comunidades por meio da educação e da cooperação", destacou Marcio Zwierewicz, presidente da cooperativa.
Para Alyne Lemes, gerente de Cooperativismo e Sustentabilidade, o Summit teve como propósito reunir os principais parceiros dos Programas Educacionais, celebrar suas conquistas e refletir sobre suas práticas.
"O evento foi pensado para valorizar quem está na linha de frente da transformação, reconhecendo o impacto que nossas iniciativas têm gerado na educação de crianças e adolescentes, em parceria com esses profissionais comprometidos com o desenvolvimento das comunidades", destacou a gerente.
Palestras transformadoras
A programação do Summit contou com momentos enriquecedores conduzidos por Alba Salatino, educadora, doutora e pesquisadora e Jean Sigel, especialista em criatividade e inovação e cofundador da Escola de Criatividade. Ambos os profissionais reconhecidos por suas contribuições à educação transformadora.
Alba Salatino trouxe reflexões sobre o papel do educador na criação de vínculos afetivos e na construção de uma gestão escolar acolhedora e inclusiva. "É preciso pensar a escola como um ecossistema de conexões: humanas, pedagógicas e sociais. Isso fortalece o saber e o pertencimento das nossas crianças e jovens.", ressaltou.
Em sua fala, Jean Sigel apresentou uma abordagem sobre como despertar o potencial criativo de cada pessoa e aplicá-lo na educação e na vida cotidiana. "A criatividade pertence à natureza humana. A junção do pensamento com a criatividade é o que resulta em inovação na educação e na sala de aula também.", frisou.
Programas Educacionais
"O objetivo do nosso Summit é também fortalecer a atuação dos nossos Programas Educacionais e ampliar o impacto positivo que eles geram nas comunidades", reforçou Alyne Lemes.
Entre os Programas Educacionais promovidos pela cooperativa estão A União Faz a Vida, Cooperativas Escolares e Jornada da Educação Financeira nas Escolas, que integram escolas, famílias e comunidades; Ao todo, 18.272 crianças e jovens são impactados por essas iniciativas.
A secretária de Educação de Ipiranga, Claudia Maria Portela, destacou a importância da iniciativa. "Participar do Summit foi maravilhoso, viemos de Ipiranga (PR) em 45 educadores e nós abraçamos a causa do "A União Faz a Vida". Essa conexão transformadora também acontece em nosso município e a adesão é bastante grande. Tudo o que aprendemos aqui, iremos levar conosco, com toda certeza.", contou.
A edição de 2025 do Summit Educação reforçou o compromisso da cooperativa com uma educação mais significativa, inclusiva e conectada com os desafios contemporâneos.