Quarta-feira, 24 de Abril de 2024

Energia fotovoltaica: menos impacto ambiental e economia de até 95% na conta de luz

2021-12-10 às 14:37
Projeto em uma churrascaria de Ponta Grossa

Há mais de 30 anos no mercado brasileiro, a energia fotovoltaica é sinônimo de economia e sustentabilidade. Em imóveis residenciais, empresariais ou industriais, o sistema fotovoltaico resulta na redução dos gastos com energia e agrega valor ao imóvel e à marca, já que a captação de luz solar por painéis contribui para um planeta mais sustentável.

Como funciona?

A energia fotovoltaica é produzida a partir da conversão direta da luz solar, captada por painéis solares, em energia elétrica. Ela é produzida mesmo em dias nublados ou chuvosos, mas quanto maior for a radiação, maior é a quantidade de energia produzida.

Benefícios

Com a energia fotovoltaica suprindo as necessidades durante o dia, o consumo de energia convencional fica limitado apenas ao período noturno. O resultado aparece na hora de pagar a conta de luz, com economia que pode chegar até 95%.

As placas têm instalação rápida e vida útil de no mínimo 25 anos, o que representa baixa manutenção e valorização para o imóvel. Além disso, o sistema fotovoltaico reduz os impactos ambientais dos métodos tradicionais de geração de energia, um ponto positivo para empresas preocupadas com o planeta.

Solução

A Solarini Eficiência Energética foi pioneira em projetos com energia solar nos Campos Gerais. Atuando na região desde 2015, conta com mais de 800 projetos entregues – entre residenciais, empresariais e industriais, com soluções de energia limpa e renovável.

O engenheiro eletricista Eduardo Felipe Tulio Santana explica que um das principais barreiras para a disseminação do sistema fotovoltaico é a falta de informação. “A falta de conhecimento dos benefícios é um obstáculo, as pessoas custam a acreditar que conseguimos reduzir uma fatura de R$ 7 mil para menos de R$ 500,00” explica Santana.

O investimento financeiro também já foi uma dificuldade para quem queria obter energia solar, realidade que está mudando. “Tínhamos uma grande barreira que eram os financiamentos, estes eram bem restritos. Hoje temos linhas muito acessíveis e com taxas excelentes que viabilizam até mesmo os projetos menores”, conta o gestor.

Além da energia fotovoltaica, a Solarini também desenvolve projetos de eficiência energética e de aquecimento solar de água. A empresa está localizada na Rua Medeiros de Albuquerque, 101, Oficinas. Mais informações pelo e-mail [email protected] e pelos telefones (42) 3025-2551 e (42) 99157-7563