Sexta-feira, 29 de Março de 2024

D’P Agro: TSM – Engenheiro agrônomo conta como a Agricultura Ecológica está transformando lavouras pelo Brasil

2021-12-20 às 14:20
Conteúdo exclusivo publicado na Revista D’Ponta #288 Nov/Dez/2021

por Laisa Morais

Fé, conhecimento técnico, dedicação e resultado. Estes são pilares que norteiam o trabalho desenvolvido pelo engenheiro agrônomo Robson Andrade de Resende, de Minas Gerais. Há 41 anos na área, sendo 20 deles dedicados exclusivamente à Agricultura Ecológica, o profissional transforma as lavouras por onde passa, com um diferencial importante: trabalhando em prol da planta.

Formado em Engenharia Agronômica em 1980 pela ESAL (atual Universidade Federal de Lavras, em Minas Gerais), Resende já trabalhou no Ministério da Agricultura e foi Gerente de Vendas da multinacional Basf.

Depois de criar uma empresa no ramo automobilístico, resolveu deixar a área comercial e dedicar-se à área técnica. “Trabalhei três anos sem ganhar um real. Eles me pagavam combustível, eu dormia e me alimentava nas fazendas em que eu trabalhava, mas não ganhava um real de honorário. Já ministrei palestra em universidades, não tenho mestrado, doutorado, ou pós-doutorado. Tenho a sabedoria de Deus dentro de mim”, destaca Resende.

Diferencial

Nos últimos 20 anos, após mudar o próprio conceito de trabalho dentro da agricultura, o engenheiro resolveu inovar: saiu do tradicional e fundou a empresa Meta Agricultura Ecológica, pioneira no ramo. “Somos os únicos que estão fazendo este tipo de trabalho. Este é o nosso diferencial: trabalhar em prol da planta. Nós respeitamos a planta, não a agredimos e ela nos dá uma resposta fantástica em tudo: produtividade e qualidade do produto final”, conta.

A empresa é especialista no desenvolvimento de plantações resistentes às pragas, doenças, à seca e altas temperaturas, alcançando resultados que a agricultura tradicional não tem conseguido, gerando um produto final com biossegurança alimentar. Para obter tais avanços, produtos como os da TSM são fundamentais durante o processo, de acordo com Resende. “O diferencial está em uma nutrição mais completa, com isso a planta produz todos os seus compostos essenciais”, afirma. “Na agricultura tradicional é utilizado um defensivo processado quimicamente, já o que nós usamos é o que a própria planta produz. Então ela é menos agredida, a gente trabalha com menos estresse nas plantas e elas respondem muito bem. E a TSM está em uma das 12 colunas de sustentação do nosso processo ecológico”, pontua.

Diamante no cascalho

O engenheiro explica que utiliza os foliares da TSM, na vertente chamada nutrição foliar de alta eficiência. “Os produtos da TSM, como eles têm valor agregado, eles não são simplesmente um elemento. São produtos que chamaram muita atenção no meu trabalho e que estão gerando um resultado diferenciado”, diz.

Resende ainda brinca e diz que os produtos da TSM são um ‘diamante no cascalho’. “Descobri que o produto que eles processam é um diamante e que, muitas das vezes, está sendo tratado como cascalho, no ponto de vista figurativo”, afirma. “As lavouras em que nós usamos uma aplicação nesse ano, chamaram atenção de todo mundo que estava passando. É a exuberância da lavoura, a vegetação, a florada que surgiu, muito diferente dos vizinhos. E consequentemente, a produtividade dessas lavouras vai ser muito superior”, destaca.

Programa D’EU’S NUTRI

Além de realizar o diagnóstico da situação da área de cultivo, a empresa também propõe a solução que deve gerar os melhores resultados para o produtor. “É um trabalho profundo, técnico, de altíssimo conhecimento, que tem uma orientação de quem conhece mais do que todos os profissionais da Terra: é o nosso programa que se chama D’EU’S NUTRI. A nossa orientação técnica parte da maior sabedoria que existe, que é Deus”, conclui.

Atualmente, a Meta está presente em Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo, e em processo de expansão ao Paraná, trabalhando com 15 culturas diferentes, como soja, milho, café e fruticultura, por exemplo.

D’P SERVIÇO

A TSM está localizada na Rua Teixeira Mendes, 459 – Uvaranas. O atendimento também pode ser feito pelo telefone (42) 3236-066 e pelo e-mail [email protected]. Mais informações no site https://tsmgroup.com.br/.