Quarta-feira, 24 de Abril de 2024

Saiba qual modelo de taça é indicado para cada tipo de vinho

2021-08-17 às 14:32

Noites frias pedem por um bom vinho acompanhado por carnes, queijos ou outros pratos que harmonizam bem com a bebida. E há quem goste tanto que faz questão de tomar uma tacinha de vinho por dia, costume apontado por especialistas como benéfico para a saúde. Com variedades como tinto, branco e rosé, o sabor de um vinho só pode ser apreciado de forma completa quando utilizada a taça correta. Mas você sabe como escolher a taça para cada tipo de vinho?

De acordo com o sommelier Leandro D’Kessadjikian, consultor da Wine & Spirit Education Trust, cada tipo de taça permite que a bebida tenha contato com áreas diferentes da boca, aguçando ou diminuindo sabores específicos. “Além disso, o formato da taça também permite um melhor aproveitamento do corpo da bebida, dos seus aromas e até a manutenção da sua temperatura”, indica o especialista.

Por esse motivo, é tão importante saber qual a taça certa para servir o seu vinho favorito. Segundo Leandro, alguns detalhes são essenciais na hora da escolha: o material, por exemplo, deve ser de cristal transparente, e hastes longas são importantes para que a taça possa ser segurada sem alterar a temperatura da bebida.

O tamanho do objeto também importa: “Quando grandes, as taças são ideais para vinhos que precisam do contato com o oxigênio para serem saboreados. Já as menores valorizam vinhos que devem ser consumidos rapidamente, evitando esquentar no copo”, explica.

Para te ajudar a entender ainda mais a indicação de taça para cada variedade de vinho, o sommelier lista abaixo alguns dos principais modelos disponíveis no mercado e com qual bebida eles combinam.

Confira

Taça Bordeaux

Com design de bojo grande e boca mais fechada, foi elaborada para receber vinhos encorpados e com tanino forte, como os feitos com a uva Cabernet Sauvignon. “Esse tipo de taça segura os aromas, concentrando-os para reforçar o sabor da bebida e facilita o direcionamento para a ponta da língua, onde percebemos os sabores mais frutados. Além da Cabernet Sauvignon, a taça Bordeaux combina com Merlots, Syrahs e Tannats”, afirma.

Taça Borgonha

O design da taça Borgonha lembra um balão, com bojo maior do que as taças Bordeaux e uma boca maior, permitindo mais contato do ar com a bebida. “Esse tipo de taça é ideal para favorecer vinhos de aromas imperdíveis e também facilita o contato da bebida com o centro da língua, diminuindo sua acidez”, explica. O modelo é ideal para Pinot Noirs, Riojas e Nebbiolos.

Taça de vinho branco

Como seu nome já indica, essa taça foi elaborada para consumo rápido e fácil da bebida. “Ela tem um bojo menor e é mais baixa, permitindo que o volume preenchido seja pequeno e não favoreça a elevação da temperatura, já que o vinho branco deve ser consumido mais gelado”, pontua.

Taça de vinho rosé

Os vinhos rosés são uma bela mistura dos taninos encontrados nos vinhos tintos e os aromas dos vinhos brancos. Por conta disso, funcionam com taças pequenas e de bojo grande, valorizando as duas características. “É pouco comum encontrar taças de vinhos rosé em jogos de copos, por isso ele também pode ser consumido em taças de vinho branco”, ressalta.

Taça de espumantes

A taça também é chamada de Flute (flauta) por causa de seu formato fino e alongado. O especialista explica: “Esse design é ideal para que sejam formadas as bolhas da bebida espumante, que colaboram com seu sabor e aroma. Como o volume dessa taça é pequeno, ela também não prejudica a temperatura da bebida.”

Taças de vinhos doces (sobremesas)

São taças que possuem bojo e tamanho pequeno, e por isso indicadas para vinhos doces, que não devem ser ingeridos em grandes quantidades. “O desenho da taça, com a boca levemente fechada, permite que a bebida seja levada diretamente para a ponta da língua, onde saboreamos paladares mais adocicados”, completa.

Taças ISO: modelo coringa para todos os tipos de vinho

ISO significa International Standarts Organization, ou Organização Internacional de Normalização. Essa taça, encontrada hoje no mercado, é usada como padrão internacional para degustação. Possui boca bem arredondada, com laterais estreitas, que permitem que você rode o vinho no copo e desprenda todos os seus aromas, sem risco de derramar.

do Casa Vogue