Segunda-feira, 16 de Setembro de 2024

Parque Estadual de Vila Velha possui programação diferenciada para as férias de julho; confira

2024-07-03 às 14:20

Em entrevista ao programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,9 para Ponta Grossa e região e 90,9 para Telêmaco Borba), nesta quarta-feira (03), o gestor do Parque Estadual de Vila Velha, Leandro Ribas, comentou sobre as opções de lazer que o parque oferecerá durante as férias de julho.

Recorde histórico de visitação em 2023

Um dos mais belos cartões postais do estado do Paraná, o Parque Estadual de Vila Velha registrou um recorde histórico em sua visitação no ano de 2023. A Unidade de Conservação recebeu 80.143 visitantes, número 28% maior do que a visitação registrada em 2019, último ano antes da pandemia de Covid-19.

“No ano passado, nós recebemos visitantes de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal. Isso é algo muito gratificante para nós e percebemos que estamos no caminho certo”, afirma o gestor. “Em 2024, nesse primeiro semestre, visitantes de 49 países diferentes já estiveram no Parque Estadual de Vila Velha”, complementa.

Férias de julho

As férias escolares de julho estão batendo à porta. O Parque Estadual de Vila Velha oferecerá, entre os dias 6 e 28 de julho, oferecerá várias brincadeiras tradicionais, como carrinho de rolimã, pega-pega, pai-cola, pipa, bolinha de gude, corrida do saco e ovo na colher, para que pais e filhos possam se divertir longe da tecnologia e mais perto da natureza. O espaço também foi todo planejado para que as crianças possam aproveitar com segurança um circuito de tirolesinhas, balanços e escorregadores.

Entre os dias 3 e 29 de julho, o parque estadual vai funcionar das 9h às 17h (a bilheteria fica aberta até às 15 horas). Os ingressos custam R$ 120, com meia entrada para estudantes, pessoas com deficiência e idosos. Os moradores de Ponta Grossa pagam R$ 55. Mais informações pelo site do parque.

“Para fazer uma boa visita no nosso parque, recomendamos que os visitantes dediquem no mínimo 4 horas para conhecer pelo menos os três atrativos naturais. As trilhas são autoguiadas e sinalizadas, permitindo que cada visitante realize essa visita no seu tempo. Então aquela pessoa, que gosta de fazer a trilha em um ritmo mais lento e tirando várias fotos, também consegue aproveitar os atrativos do parque”, ressalta Leandro.

O gestor pontua que o transporte dentro do parque é realizado através de jardineiras. “Nós transformamos os ônibus, que herdamos da concessão, em jardineiras com o objetivo de torná-los mais harmônicos com o passeio. Elas realizam o transporte para os principais pontos do parque”, destaca. “A pessoa pode ver a formação de arenitos passeando pela jardineira e descer apenas para visitar a principal formação que é a Taça, por exemplo”, finaliza.

Sobre o Parque Estadual de Vila Velha

Localizado a apenas uma hora de Curitiba, o Parque Estadual de Vila Velha é o primeiro parque estadual criado no Paraná, em 1953, e atualmente é uma concessão do Governo do Estado do Paraná, por meio do Instituto Água e Terra, à Soul Vila Velha, uma empresa do Grupo Soul Parques.

As bilheterias funcionam até às 15 horas. O parque indica, a chegada ainda pela manhã, para que os visitantes possam conhecer os três atrativos naturais – Arenitos, Furnas e Lagoa Dourada – se deliciar com as diversas opções gastronômicas e ainda aproveitar as atrações de aventura – Tirolesa, Arvorismo e Cicloturismo.

Mais informações podem ser obtidas neste link.

Confira a entrevista completa: