Negócios D’P: Opium agora é Ragam | D'Ponta News - Notícias do Paraná - Jornalismo sério para leitores exigentes!
Quinta-feira, 29 de Fevereiro de 2024

Negócios D’P: Opium agora é Ragam

2023-06-17 às 14:53

Sob a administração do empresário Rodrigo Baron Martins, o Opium Motel, um dos mais frequentados de Ponta Grossa, está de nome novo: Ragam Motel Thematic. Junto com a nova marca, o empreendimento traz diversas novidades que prometem turbinar o prazer da clientela

por Michelle de Geus

O Opium Motel, um dos motéis mais tradicionais de Ponta Grossa, está de cara nova e cheio de novidades. Agora com o nome Ragam Motel Thematic, as suas suítes luxuosas ganharam temas inéditos e uma decoração ainda mais sofisticada para proporcionar momentos únicos e inesquecíveis aos clientes. A mudança de marca também vem com a proposta de tornar o espaço mais tecnológico, com diversas facilidades na reserva e no pagamento. O empreendimento preserva ainda a sua excelente estrutura de serviços, a qualidade no atendimento e a gastronomia de ponta, que complementam a experiência. Tudo isso para criar um ambiente íntimo e discreto, perfeito para quem busca um momento tranquilo a dois ou quer apimentar a relação.

A palavra “Ragam” vem do idioma indonésio e significa “variedades” em tradução livre. De acordo com o sócio-proprietário Rodrigo Baron Martins, o nome foi escolhido para representar a diversidade de suítes temáticas. “Buscamos um nome forte e que conseguisse traduzir a nossa essência, que é ser reconhecido pela nossa excelente estrutura, pela decoração requintada das nossas suítes, pela nossa busca constante pela inovação e pelos bons serviços que prestamos”, explica, destacando que foi o próprio mercado que motivou a mudança da marca. “Nós percebemos que precisávamos nos renovar mais uma vez para crescer, e a nova marca, Ragam, expressa mais aquilo que buscamos ser. Acreditamos que isso é um sinal de força, pois, se não a tivéssemos, estaríamos fora do mercado”, acrescenta.

Inovação, sofisticação e variedade

Martins ressalta que não foi apenas a marca que mudou: o motel, como um todo, está cheio de novidades. “O nosso objetivo é trazer, a partir de agora, ainda mais inovação, principalmente na decoração das nossas suítes temáticas. Estamos buscando temas mais atuais, luxuosos e lúdicos para propiciar uma atmosfera aconchegante, que apimente os encontros e inspire os casais a realizarem as mais diversas fantasias”, afirma, citando como exemplo a inauguração da suíte 365 Dias, em referência ao filme de mesmo nome, que aborda a sensualidade e que caiu no gosto do publico feminino. O empresário adianta ainda que nos próximos meses será inaugurada a suíte Lux, que foi inspirada em uma balada da aclamada série “Lúcifer” (Netflix) e que promete trazer uma decoração requintada e de encher os olhos.

Uma das novidades do Ragam é a suíte 365 Dias, inspirada no filme de mesmo nome, que aborda a sensualidade

O empresário menciona que a tematização das suítes é uma forma de atender às fantasias dos clientes, mas sem deixar de lado a elegância. “Quando você busca tematizar uma suíte, existe sempre o desafio de transformar aquele espaço em um ambiente agradável dentro do tema escolhido, mas sem esquecer do bom gosto e da sofisticação”, observa, mencionando ainda que, além do investimento constante na reforma das suítes antigas, a construção dos novos espaços com temas mais atuais busca proporcionar uma variedade de sensações incríveis aos clientes. “O nosso objetivo consiste em aliar ambientes temáticos, modernos e aconchegantes, tornando-os lugares propícios para um belo encontro a dois”, resume.
Martins ressalta que no Ragam todas as suítes têm decoração diferenciada e que nenhuma é igual à outra. “A nossa equipe trabalha constantemente para criar projetos únicos e diferenciar cada vez mais as suítes, buscando desenvolver ambientes com uma decoração sofisticada e realmente impressionante”, aponta. Para que isso ocorra, o motel estabelece parcerias com renomados arquitetos de Ponta Grossa. Atualmente, quem assina a decoração dos ambientes é a arquiteta Tatiana Hess.

Pensadas em parceria com renomados arquitetos, as suítes do Ragam são sofisticadas e lúdicas

Categorias

O Ragam conta com cinco categorias de suítes – VIP, Premium, Master, Luxo e Standard. A mais luxuosa de todas, a suíte VIP oferece piscina térmica com cascata, hidromassagem, sauna, área externa para banho de sol e som privativo, além da possibilidade de escolher um ambiente com churrasqueira. As suítes Premium e Master, por sua vez, são ideais para casais que procuram um ambiente elegante e sofisticado, com decoração moderna, iluminação ambiente e hidromassagem. A suíte Luxo possui todo o requinte das anteriores, com exceção da hidromassagem. E a Standard é a suíte de entrada, tendo como diferencial a garagem aberta.

O motel conta com cinco categorias de suítes – VIP, Premium, Master, Luxo e Standard

Todas as suítes são mobiliadas com diversos atrativos para que os casais se sintam à vontade para explorarem as suas fantasias. “Nós sempre buscamos oferecer aos nossos clientes o que existe de mais moderno no mercado e trazer para os nossos espaços utensílios eróticos que ajudem os casais a sair da rotina”, aponta Martins. Além disso, também é possível escolher entre uma decoração que explora os fetiches ou uma atmosfera mais romântica, com velas iluminando os ambientes, pétalas de rosas, arranjos de flores e mesa especial para jantar.

As suítes do Ragam são mobiliadas com atrativos para que os casais se sintam à vontade para explorar as suas fantasias

Mais tecnologia

Entre as novidades trazidas pela nova marca, está a tecnologia. Em breve, o motel trabalhará com um novo sistema de pagamentos e reservas. “Os jovens, principalmente, querem mais facilidade na hora do pagamento e no sistema de reservas. Por isso estamos desenvolvendo uma plataforma exclusiva no nosso site para atender à demanda desse público”, comenta Martins, adiantando que o motel oferecerá um novo formato de pagamento, chamado Ragam Pay, para que o cliente efetue o pagamento com todo o conforto e sem precisar sair da suíte. “Outra inovação é um sistema de autoatendimento que implantaremos na entrada, em que o cliente poderá escolher a suíte que desejar utilizando um painel ‘touch screen’”, explica, acrescentando que a novidade deve ser divulgada nos próximos meses.

Tudo isso para aperfeiçoar ainda mais o atendimento, que, conforme lembra Martins, é um dos pontos fortes do Ragam. “A nossa equipe passa por treinamentos constantes para aprimorar as suas habilidades de atendimento. Além disso, ela é incentivada a ser solícita, discreta e profissional em todos os momentos”, destaca.

Gastronomia padrão internacional

Outro diferencial do Ragam é a sua gastronomia de padrão internacional, com pratos preparados por Juliano Komay, um dos melhores chefs da cidade. “A ideia de oferecer o serviço de restaurante, que está disponível 24 horas para os hóspedes, surgiu da necessidade de oferecer uma experiência completa aos clientes, que vão ao motel em busca de momentos especiais e românticos”, explica Martins. Com o tempo, a gastronomia do espaço se tornou famosa pelo cardápio variado e pela qualidade dos pratos. “O nosso diferencial está na escolha dos ingredientes, no preparo sofisticado dos pratos, na apresentação impecável e, claro, na parceria com chefes renomados da nossa cidade, que sempre acompanham e ministram treinamentos para a nossa equipe”, completa.

Outro diferencial do espaço é a sua gastronomia padrão internacional, preparada pelos melhores chefs da cidade

O cardápio do Ragam inclui saladas, carnes, massas, porções de petiscos, sanduíches, pizzas, sobremesas e duas opções de café da manhã.

Perfil do público

Qual é o público que frequenta motéis? Essa é uma dúvida de muitas pessoas. Conforme Martins, a maior parte do público é formada por pessoas que estão em um relacionamento estável. “O ambiente é frequentado por casais ou pessoas que já mantêm uma relação estável. Casais com filhos, quando conseguem deixar as crianças com alguém, vão ao motel para ter um momento mais tranquilo”, exemplifica, citando que uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Motéis revelou que 80% do público do segmento está em um relacionamento estável.

No entanto, Martins afirma que observou uma mudança no perfil da clientela ao longo dos últimos dez anos – mudança que levou os motéis a se reinventarem para atrair esse novo público. “As pessoas que antes não iam ao motel começaram a frequentar o local. Essa é uma oportunidade para um público novo que, às vezes, não tem a oportunidade de ter um momento de intimidade, o que faz falta no relacionamento. Além disso, no motel eles podem apimentar a relação”, ressalta.

Sustentabilidade e responsabilidade social

Atento às necessidades atuais, o Ragam também investe em sustentabilidade e respeito ao meio ambiente em todos os seus processos. “Nós acreditamos que é possível obter sucesso deixando para as futuras gerações um exemplo de respeito à natureza. Em todas as fases dos nossos processos, nós incorporamos inovações para minimizar o impacto ambiental e tornar as nossas práticas mais transparentes”, conta o empresário. Entre as práticas implementadas para minimizar o impacto ambiental, estão a geração de 90% da energia utilizada no estabelecimento através de painéis fotovoltaicos, o uso de lenha de eucalipto de reflorestamento próprio, o tratamento de esgoto com filtro anaeróbio e a reciclagem do lixo.

Em 2014, o motel conquistou a etapa paranaense do Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas (MPE Brasil) no setor de Serviços de Turismo. O prêmio avalia as melhores práticas de gestão, que tornam as empresas mais produtivas e com melhores resultados. O empreendimento também foi o Destaque de Boas Práticas de Responsabilidade Social pela destinação correta do lixo, a eficiência energética, o consumo consciente da água e o desenvolvimento de ações sociais para a comunidade. Além disso, o motel foi selecionado como finalista do MPE Brasil e ficou entre as quatro melhores empresas no setor de serviços de turismo em todo o território nacional.

Todo o esforço do empreendimento para ajudar a criar um mundo mais limpo e sustentável foi reconhecido no ano passado, quando o Ragam recebeu o selo ODS Sesi 2022. A premiação tem como objetivo reconhecer e divulgar práticas inovadoras para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), além de incentivar ações voltadas para questões ambientais, sociais e de governança corporativa.

25 anos de história

O motel Ragam (antes Opium Motel) surgiu em 1998, com o objetivo de oferecer uma hospedagem diferenciada e requintada. “Na época, o nome do motel que adquirimos era Caiçaras, mas, logo que assumimos a empresa, achamos que seria importante mudar a marca. Foi então que escolhemos Opium, nome de um perfume muito conhecido”, lembra Martins.

Com a proposta de oferecer suítes luxuosas, decoração diferenciada, equipamentos de última geração e excelente estrutura de serviços, o motel se tornou referência em Ponta Grossa. Ao longo dos anos, o espaço passou por diversas transformações, sempre buscando se modernizar e oferecer o melhor atendimento.

Atualmente, o Ragam faz parte de uma das maiores redes de motéis do Paraná, composta pelo Vison Boutique Motel, também com sede na cidade, e pelo Le Piege Motel Thèmatique, situado em Almirante Tamandaré, na região metropolitana de Curitiba.

Conteúdo publicado originalmente na Revista D’Ponta #295