Morre, aos 96 anos, a rainha da Inglaterra, Elizabeth II | D'Ponta News - Notícias do Paraná - Jornalismo sério para leitores exigentes!
Quinta-feira, 22 de Fevereiro de 2024

Morre, aos 96 anos, a rainha da Inglaterra, Elizabeth II

2022-09-08 às 14:40

Morreu na tarde nesta quinta-feira (8), a rainha da Inglaterra, Elizabeth II, aos 96 anos, no Castelo de Balmoral, na Escócia. De acordo com o Palácio de Buckingham, o corpo da rainha será encaminhado para Londres amanhã (9). O rei e a rainha consorte permanecerão em Balmoral esta noite e retornarão a Londres também nesta sexta-feira (9).

Elizabeth havia sido colocada em observação médica na quinta-feira (8) e seus familiares imediatos foram informados e viajaram ao local. No poder há 70 anos, a rainha apresentou problemas de saúde em outubro do ano passado, quando passou a noite no hospital e precisou ficar em repouso. Em fevereiro deste ano foi diagnosticada com Covid-19.

O último compromisso público foi nesta terça-feira (6). Na ocasião ela nomeou a nova primeira-ministra britânica, Liz Truss. Elizabeth deixa quatro filhos, de seu relacionamento de 73 anos com o príncipe Philip, que morreu em 2021: Charles, herdeiro do trono, Anne, Andrew e Edward.

O que deve acontecer agora?

O príncipe Charles, de 73 anos, é o herdeiro da rainha. O conselho que vai proclamar Charles como o novo rei deve ocorrer um dia após a morte da monarca, no Palácio St. James. No mesmo dia, o primeiro-ministro irá ao Palácio de Buckingham para se encontrar com Charles.

Logo em seguida, o monarca recém-empossado fará a turnê pelo Reino Unido. O funeral está planejado para ocorrer dez dias após a morte. O corpo da rainha será enterrado na capela memorial Rei George 6º. O caixão ficará ao lado de onde está enterrado Philip, seus pais e sua irmã, princesa Margaret.

Biografia

Elizabeth II assumiu o trono britânico em 1952, sendo coroada em 1953. Era filha de Jorge VI e tornou-se rainha por ocasião da morte de seu pai. Sua ascensão ao poder era improvável, uma vez que ela era filha do segundo herdeiro na linha de sucessão do trono inglês.

Ficou noiva e casou-se em 1947 com Philip, príncipe da Grécia e Dinamarca. Desse casamento, nasceram quatro filhos. Elizabeth II é a monarca de reinado mais longevo da história da coroa britânica.

Elizabeth Alexandra Mary, conhecida a partir de 1952 como rainha Elizabeth II, nasceu em Londres, no dia 21 de abril de 1926. Ele era filha de Albert Frederick Arthur George, o duque de York, e de Lady Elizabeth Bowes-Lyon. Durante o nascimento de Elizabeth, o rei do Reino Unido era Jorge V, e seu pai, o duque de York, era o segundo na linha de sucessão ao trono inglês.

Quando Elizabeth nasceu, ela se tornou a terceira na linha de sucessão, estando atrás de seu tio Edward (Eduardo, em português) – filho mais velho de Jorge – e George (Jorge, em português), o duque de York e seu pai. Os pais de Elizabeth tiveram apenas duas filhas, sendo Elizabeth a filha mais velha do casal e Margaret a filha mais nova.

Elizabeth foi batizada na Igreja Anglicana, como é costume de toda a família real britânica, e teve uma educação digna de sua posição. Apesar disso, ela não era das mais cotadas para assumir o trono britânico, já que seu tio Eduardo era o primeiro na linha de sucessão e, caso ele tivesse filhos, eles estariam à frente de Elizabeth na linha sucessória.

Ascensão ao trono

O ano de 1936 foi um momento de virada importante na vida de Elizabeth. Foi nesse ano que o seu avô, Jorge V, faleceu, em janeiro. Com isso, o seu tio foi coroado, tornando-se Eduardo VIII. Entretanto, o reinado dele durou menos de um ano porque ele abdicou do trono para casar-se com uma norte-americana divorciada chamada Wallis Simpson.

A posição conservadora da política e da sociedade britânica gerou uma crise institucional no Reino Unido quando Eduardo VIII anunciou seus planos de casar-se com Wallis. Como a opinião pública era contrária ao seu casamento, ele decidiu renunciar ao trono em favor de seu irmão, que foi coroado em 11 de dezembro de 1936 como Jorge VI.

Com isso, Elizabeth tornou-se a herdeira imediata ao trono britânico. No entanto, como mencionado, se seu pai tivesse um filho, este tomaria seu lugar na linha de sucessão. Quando seu pai foi coroado rei do Reino Unido, Elizabeth tinha apenas 10 anos de idade.

Reinado mais longevo

Em 2017, recebeu o Jubileu de Safira, uma homenagem por ter completado 65 anos no trono. Ela é a única monarca a receber essa homenagem em toda a história da monarquia britânica, o que significa que nunca antes na história um monarca britânico ficou tanto tempo no trono.

Atualmente, seu filho Charles, nascido em 1948, é o primeiro na linha de sucessão ao trono britânico. O filho mais velho de Charles com Diana, conhecido como príncipe William, é, por sua vez, o segundo na linha de sucessão. Essa ordem segue com o filho mais velho do príncipe William, chamado George, que é o terceiro na linha de sucessão.

 

com informações do UOL