Segunda-feira, 19 de Maio de 2025

Entre 4 mil e 5 mil veículos devem ser benzidos na 71ª Festa de São Cristóvão

2023-08-05 às 16:50
Foto: Arquivo

A Paróquia São Cristóvão, em Oficinas, estima que entre 4 mil e 5 mil veículos devem passar pela igreja, neste domingo (6), para a tradicional bênção, durante a 71ª Festa de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas. Padre Leonel Stanski e mais cinco diáconos ficarão abençoando os carros na praça em frente à paróquia, durante todo o dia. Ano passado, a bênção começou às 10 horas e se estendeu até o anoitecer, mesmo sob chuva.

Iniciados em 1952, os festejos estão em sua 71ª edição e atraem à missa, procissão e à bênção de carros perto de cinco mil devotos, todos os anos. Desde que foi criada a festa, o dia de São Cristóvão é celebrado no primeiro final de semana de agosto e não em 25 de julho, data de memória do santo, tradição que acabou mantida pelos paroquianos.
O bispo diocesano Dom Sergio Arthur Braschi celebra missa solene às 9h. Em seguida, a partir das 10h, se inicia a procissão, com a bênção de veículos.
Logo a partir das 11h, será servido o tradicional churrasco (levar pratos e talheres) e terá início a tarde festiva, que se encerra por volta das 18h, com o sorteio do show de prêmios.
Procissão
A procissão com carreata parte da rotatória da Franco Grilo e segue por essa via, em Oficinas, até a Rua Santa Rita Durão. Depois, desce a Avenida Visconde de Mauá até o Vendrami, onde faz o retorno pela margem oposta da avenida até a Jacob Holzmann. Passa também pela Ermelino de Leão, em Olarias. Em Uvaranas, pela Conselheiro Barradas e pela Carlos Cavalcanti, até o Posto BV, quando toma a Rua José Carlos Rodrigues e faz o retorno pela Rua João Ribeiro e pela Travessa Lotário Alfredo Schnitzler, até a Avenida Dom Geraldo Pellanda, por onde segue até retornar ao Centro.
Passa pelo sentido centro-bairro nas Ruas Ermelino de Leão e Silva Jardim, vira na Ricardo Lustosa Ribas, na Vila Estrela, e segue até a Balduíno Taques, por onde desce para Oficinas até a Rua Emílio de Menezes.
Em seguida, ainda pela Emílio de Menezes, segue até chegar à Visconde de Mauá, por onde vai até dobrar à direita na Rua Maquinista Eleodoro Jacinto, dobra na Rua Alberto Scarpin e termina na Franco Grilo, em frente à Escola Estadual Jesus Divino Operário.
A Paróquia São Cristóvão fica na Rua João Dubois, 75, próximo à escola Jesus Divino Operário, em Oficinas, Ponta Grossa.