Domingo, 28 de Abril de 2024

Padre Fábio Sejanoski assume como pároco em Canutama

2024-03-06 às 13:07
Foto: Pascom Paróquia São João Batista (AM)

Desde o último dia 3, padre Fábio Sejanoski está oficialmente como pároco da Paróquia São João Batista, em Canutama, na Prelazia de Lábrea, no Amazonas. A comunidade é administrada pela Diocese de Ponta Grossa desde 2020, quando enviou para lá três padres: padre Osvaldo Pinheiro, que se despediu da Amazônia agora em fevereiro, e, em 2022, padre Fábio e padre Sílvio Mocelin. A celebração de posse de padre Fábio aconteceu no último domingo, presidida por Dom Santiago Sànchez Sebastian e concelebrada pelo sacerdote e pelo padre Thiago Mendes Alves, recém-ordenado primeiro presbítero originário da Prelazia.

Na missa realizada às 19h30, na Matriz, foi apresentada a biografia de padre Fábio e, em seguida, padre Thiago leu a nomeação como pároco, entregou o decreto para o novo pároco, que mostrou ao povo. Depois da homilia, foram entregues a ele por Dom Santiago os símbolos que oficializam a posse: a chave da igreja, a chave do sacrário, os óleos e a estola roxa. “A chave da igreja por ele ser agora o administrador da paróquia; a chave do sacrário, representando o sacramento principal, que é Jesus Cristo. Neste momento, ele foi, abriu e fez alguns minutos de Adoração. Os três santos óleos, como autor dos Sacramentos, e, a estola roxa, para que, como sacerdote, conceda o Sacramento da Reconciliação”, explicou o bispo.

Padre Fábio foi acolhido pelo neo-sacerdote, que o apresentou e cumprimentou. Foi lida a ata assinada por seis testemunhas, com assinatura reconhecida em cartório para oficializar a nomeação, explicou Dom Santiago. No pós-comunhão, foram feitas as homenagens e o padre falou, emocionado. “Há dois anos me coloquei à disposição da Igreja para fazer uma experiência missionária. Fui enviado à Prelazia, para a paróquia e, nos dois últimos anos, estive como vigário. Agora, assumo como pároco. Encaro como o começo de um serviço. Ser pároco é se colocar ainda mais a serviço para caminhar ao lado do povo. Durante a missa fiz questão de dizer aquilo que o próprio Jesus pediu, como resumo de toda a sua mensagem: que possamos amar. Que nos próximos anos possamos amar mais a Deus, mais profundamente à Igreja e possamos amar profundamente uns aos outros. Esse amor vai gerar Cristo no meio de nós. E Cristo gerado no meio de nós, com certeza, fará com que todas as coisas aconteçam”, destacou.

O novo pároco falou da felicidade deste momento. “Aqui, na Paróquia, agora como pároco, como alguém que estará aqui para servir o Povo de Deus, estou muito feliz por estar tendo essa oportunidade e caminhar junto com esse povo, que tem me feito muito bem e, com certeza, fará ainda bem daqui para frente. Obrigado à Prelazia de Lábrea, a Dom Santiago por confiar em mim, obrigado a paróquia me acolher, por me receber; obrigado Deus e Diocese de Ponta Grossa por permitir viver essa experiência missionária”, acrescentou.

O bispo Dom Santiago comentou que, a princípio, tudo continua igual, nada muda na rotina da paróquia. “Mas, é preciso que venha mais alguém da Diocese de Ponta Grossa. Vamos ver se conseguimos alguém que possa estar aqui, com ele. Um padre, um diácono, um seminarista que possa vir para fazer uma experiência, que o acompanhe. Não é bom que fique sozinho”, orientou Dom Santiago.

Depois de quatro anos de missão na Prelazia de Lábrea, padre Osvaldo Pinheiro retornou à Diocese de Ponta Grossa, em fevereiro. O sacerdote foi o terceiro padre da Diocese de Ponta Grossa a servir na Amazônia, dentro do Projeto Igrejas-Irmãs. Antes dele, estiveram lá, em missão, padre José Lauro Gonçalves e José Nilson Santos. Ainda na Área Missionária Nossa Senhora Aparecida, no KM 70, entre Porto Velho (RO) e Lábrea, estão servindo o diácono Metódio Retexim e sua esposa Vera, desde fevereiro de 2022.

da assessoria