Segunda-feira, 31 de Março de 2025

Papa Francisco apresenta leve melhora e reza pelas vítimas em Mianmar

2025-03-28 às 13:38
Foto: Reprodução/Vatican News

Há melhoras nas habilidades motoras e na respiração, bem como no uso da palavra por parte do Papa Francisco, que está convalescendo há seis dias na Casa Santa Marta após 38 dias de internação na Policlínica Gemelli. Ele foi informado sobre o terremoto de magnitude 7,7 que atingiu Mianmar e parte da Tailândia, causando danos, desastres, mortos e feridos. “O Papa foi informado sobre o terremoto em Mianmar e está rezando pelas muitas vítimas”, informa a Sala de Imprensa da Santa Sé, atualizando sobre o estado de saúde do Pontífice.

“A situação do Papa é estável, com ligeiras melhoras em suas funções respiratórias e motoras e também no uso da fala”, informa a Sala de Imprensa. A redução gradual da oxigenação de alto fluxo com cânulas nasais durante o dia continua e a redução também começou à noite. Na quarta-feira, o Papa foi submetido a exames de sangue e os valores dos exames pareceram normais.

Os dias do Papa no segundo andar da Domus vaticana são passados entre terapias, orações, descanso e algum trabalho, com os Dicastérios enviando documentação. Todos os dias, Francisco concelebra a missa na capela particular no segundo andar da Casa Santa Marta.

No momento, ele não recebe visitas e está circundado pela equipe médica e de saúde que o assiste 24 horas por dia e atende às suas necessidades. Estão presentes, é claro, os secretários particulares.

“À distância, Francisco – como havia feito no Gemelli com os Exercícios Espirituais da Quaresma – acompanhou a pregação proferida pelo padre Roberto Pasolini, pregador da Casa Pontifícia, na manhã desta sexta-feira, na Sala Paulo VI”.

Quanto à programação para os próximos dias, o Angelus de domingo será transmitido como nos domingos anteriores, com o texto escrito da meditação. Não são esperadas novidades no momento, como uma aparição do Pontífice, como foi o caso no domingo passado, dia em que deixou o hospital.

Não há indicações para as celebrações da Páscoa, para as quais o calendário foi divulgado ontem. Os detalhes, em particular sobre a bênção Urbi et Orbi, serão vistos mais adiante “com base nas melhoras do Papa”.

da Vatican News