Sábado, 27 de Abril de 2024

Papa Francisco rompe tradição de Páscoa e lava apenas os pés de mulheres

2024-03-29 às 10:22
Foto: Vatican News

O Papa Francisco lavou os pés de 12 mulheres em uma prisão, em Roma, durante uma cerimônia de Páscoa, que enfatiza o ato de humildade. É a primeira vez que o papa lava os pés apenas das mulheres durante o serviço especial religioso.

O pontífice, de 87 anos, que tem enfrentado problemas de saúde e mobilidade recentemente, liderou a cerimônia na prisão de Rebibbia, em Roma, lavando os pés de cada uma das mulheres de sua cadeira de rodas, muitas das quais estavam em lágrimas enquanto ele fazia isso.

O ritual de lavagem dos pés ocorre na quinta-feira antes da Páscoa e procura imitar a lavagem dos pés de seus discípulos por Jesus Cristo na noite anterior à sua morte.

Desde que assumiu a liderança da Igreja Católica, o papa retirou esta cerimônia do território do Vaticano e celebrou lavando os pés de prisioneiros, refugiados e deficientes.

Ao longo dos anos, Francisco lavou os pés de mulheres e muçulmanos.

Nos primeiros anos de seu pontificado, o papa mudou as regras da igreja para incluir oficialmente as mulheres na cerimônia, um movimento que encontrou resistência dentro do Vaticano.

Seu antecessor, Bento XVI, só lavou os pés dos homens, e depois mudou as regras e lavou apenas os pés dos sacerdotes.

leia a matéria completa na CNN Brasil