O Movimento Brasil com Fé, iniciativa que nasce como uma voz unificada em defesa da fé e da liberdade religiosa, promove um evento para celebrar os 525 anos da primeira missa no Brasil. Na iniciativa, a cruz original da primeira missa no Brasil passará em 20 cidades do país, de 12 a 27 de abril.
A cruz passará em Brasília, no Distrito Federal, no dia 21 de abril, data em que também é comemorado o aniversário da capital do país e da arquidiocese local. A Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida realiza a Santa Missa pelo Jubileu da Arquidiocese (65 anos) e pelo aniversário de Brasília, às 10h, presidida pelo arcebispo, cardeal Paulo Cezar Costa. Logo após, a cruz ficará em exposição e veneração na Catedral.
No dia 22 de abril, às 8h, a cruz visitará a sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Em seguida, às 10h, haverá uma sessão solene no Congresso Nacional e o lançamento do selo comemorativo do “Jubileu dos 525 Anos da Primeira Missa no Brasil” dos Correios. Ao meio-dia será realizada a Santa Missa com a Frente Parlamentar Católica, também presidida pelo arcebispo de Brasília, cardeal Paulo Cezar Costa.
O Movimento Brasil com Fé nasce como uma voz unificada em defesa da fé e da liberdade religiosa. É um movimento livre, independente de crenças ou denominações, que reconhece e protege o direito de cada indivíduo à sua expressão religiosa, sem medo, sem perseguição, sem intolerância.
A fé é um direito humano fundamental, garantido pela Constituição Brasileira, que assegura a liberdade de crença e o respeito à diversidade religiosa. No entanto, atualmente, a intolerância, o desrespeito e o proselitismo agressivo ameaçam a vivência da espiritualidade, gerando exclusões e violações de direitos. Diante disso, o Brasil com Fé busca fortalecer a cultura da paz, do respeito e da convivência harmoniosa entre todas as expressões de fé e ser contra qualquer forma de imposição religiosa, reconhecendo que a escolha da fé deve ser um ato livre e consciente, nunca imposto ou forçado, reconhecendo e respeitando quem não possui religião ou não crê e promovendo um diálogo com todos, independentemente de sua visão sobre a espiritualidade.
A fé e a cultura se entrelaçam, moldando histórias, tradições e valores que sustentam a identidade dos povos. O movimento surge para afirmar essa conexão, promovendo iniciativas que reforcem o papel da religião e da espiritualidade na construção de uma sociedade mais justa e fraterna, sem excluir aqueles que não compartilham dessa vivência, e se propõe a conectar a sociedade ao diálogo inter-religioso, à educação para a tolerância e à valorização da fé como um patrimônio imaterial da humanidade.
Confira as datas, locais e horários da programação em Brasília (DF):
“BRASIL COM FÉ – Celebrando os 525 anos da primeira Missa no Brasil, Terra de Santa Cruz”
21 de abril:
22 de abril:
A cruz usada na primeira missa celebrada no Brasil, em 26 de abril de 1500, passou pelas cidades de Braga e Fátima, em Portugal, no dia 12 de abril; Cascais no dia 13 e Lisboa, no dia 14, de onde partiu para o Brasil. Na terça passada (15), chegou ao Brasil, em São Paulo (SP).
Na quarta (16), a peregrinação percorreu as cidades de Cachoeira Paulista, Aparecida e Guaratinguetá (SP).
Na quinta (17), foi a vez dos municípios de Rio de Janeiro e Petrópolis (RJ).
Na sexta-feira (18), a cruz veio para o Sul e foi recebida em Porto Alegre (RS).
No sábado (19), voltou para o RJ, onde passou por Maricá e pela capital fluminense, onde permaneceu no domingo (20).
Nesta segunda (21), a cruz chega a Brasília (DF), onde permanece na terça (22) e quarta (23).
Da capital brasileira, a cruz será levada a Belém (PA), na quarta (23), onde permanece na quinta (24).
Na sexta (25), será levada a Salvador (BA).
Na data exata do aniversário de 525 anos, no sábado (26) a cruz visitará, também na Bahia, Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália, local da chegada dos portugueses ao Brasil e onde foi celebrada a primeira missa, presidida pelo Frei Henrique de Coimbra.
No domingo (27), ela retorna para Portugal e será recebida em Braga.
Com informações da CNBB