Sexta-feira, 19 de Abril de 2024

Cena local D’P – Manhã Total, todos os assuntos em um só programa

Com formato inédito em Ponta Grossa, o programa ‘Manhã Total’, da rádio Lagoa Dourada FM, destaca-se com um time de locutores que se reveza ao longo da manhã e recebe comentaristas especializados em diversos temas
2022-04-01 às 14:05

“O que você está fazendo para o almoço?” É com esse jeito leve e irreverente que o programa Manhã Total está conquistando o público. Veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h, pela Lagoa Dourada FM, o programa oferece uma manhã inteira repleta de informações e curiosidades, além de discutir os desafios que afetam a vida da população nos bairros e os problemas que, muitas vezes, passam despercebidos aos olhos do poder público. Uma equipe com mais de 18 pessoas interage com a audiência de forma dinâmica e aborda os mais variados assuntos, como saúde, esporte, segurança pública, agronegócio e muito mais.

O diretor do grupo GTcom, Márcio Martins, lembra que a Lagoa Dourada FM tem um histórico de participação com a comunidade e que a ideia do programa surgiu da necessidade de criar uma ação ainda mais intensa com os ouvintes. “A gente precisava de um programa que completasse a manhã na rádio, até porque isso é algo que não existe em Ponta Grossa. Então, pensamos em um programa feito por várias pessoas, abordando diferentes assuntos, e que os apresentadores fossem mudando ao longo da manhã, para não deixar o formato engessado”, detalha.

Martins frisa que, mais do que ouvir, as pessoas também querem ser ouvidas. “É um programa que fala sobre todos os assuntos e permite que os ouvintes interajam com os apresentadores, contem o que estão fazendo para o almoço e quais são os problemas no seu bairro. Não é um programa de mão única”, resume o empresário, observando que a resposta positiva do público vem dessa interação e da diversidade de vozes e opiniões. “A gente não procura orientar ninguém. A gente quer informar, e o ouvinte que tire as suas próprias conclusões”, completa.

 

            Iniciativa inédita

O jornalista esportivo Cândido Neto, um dos apresentadores do Manhã Total, destaca o ineditismo da iniciativa em Ponta Grossa. “Eu tenho o hábito de acompanhar rádios de fora e vejo muito esse tipo de programa nas grandes capitais, como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte”, conta. “É algo bem diferente do que se costumava fazer no rádio ponta-grossense, que fala do dia a dia e ouve a população. É uma revista eletrônica no rádio, muito bem-feita, e que cabe muito nesse momento”, avalia.

 

Credibilidade e embasamento

Apesar do tom descontraído usado para divulgar as notícias e dos sorteios de prêmios ao longo da programação, o Manhã Total prima pela qualidade da informação, ressalta o comunicador João Barbiero, também apresentador do programa. Para isso, o Manhã Total conta com um time de comentaristas e consultores especializados em diversos assuntos. “Qualquer que seja o tema, nós temos uma pessoa com conhecimento técnico e embasamento para trazer comentários com a garantia da credibilidade que o ouvinte merece”, observa.

Barbiero destaca ainda a parceria com o portal D’Ponta News, do grupo D’Ponta Mídias e Consultoria. “O portal D’Ponta é um parceiro e municia o Manhã Total com todas as informações necessárias, assim como as entrevistas do programa acabam gerando matérias para o portal”, explica. “Então, se o ouvinte perdeu uma entrevista nossa na rádio, minutos depois ela estará à disposição no portal D’Ponta News detalhando as principais informações”, acrescenta.

 

            Integração

Se o produtor rural e comentarista Gustavo Ribas Netto tivesse que definir o Manhã Total em uma só palavra, seria “integração”. “A iniciativa sai um pouco do escopo normal, em que todos os programas são separados, e permite que a gente insira conteúdos de um ou de outro”, analisa, reforçando que o formato traz uma grande gama de informações por conta da diversidade de comentaristas. “Embora o programa tenha uma condução, isso não impede que a gente participe de outras programações ou que os outros comentaristas tragam assuntos para a gente. A gente se mantém atualizado e trocando ideias com os ouvintes, porque o mais importante é a integração”, salienta.

 

            Trocando conhecimentos

Uma das comentaristas do programa, a fisioterapeuta e sexóloga Priscila  Calil afirma que se encantou com a experiência. “Uma das minhas maiores satisfações é poder dividir o meu conhecimento para melhorar a qualidade de vida de mais pessoas. No consultório, a gente consegue atender uma ou outra pessoa de forma mais específica, mas o rádio amplia esse alcance para milhares de ouvintes”, compara, acrescentando que, muitas vezes, é procurada através das redes sociais por pessoas que escutaram o programa. “Essa troca de informações que fez com que eu me apaixonasse pelo projeto”, finaliza.

 

            CONHEÇA O PROGRAMA

Com apresentação de Márcio Martins, o Manhã Total começa às 7h, trazendo as principais notícias do dia e as novidades do agronegócio. Das 8h às 9h, Martins recebe os comentaristas Rafael “Peixoto” e Jorge Nunes para trazer as primeiras informações sobre o mundo do esporte. O comunicador João Barbiero assume o microfone das 9h às 11h e comanda a interação com os ouvintes, conversando sobre o dia a dia das pessoas e sorteando prêmios. O esporte volta a ser o assunto das 11h às 12h, sob a coordenação do jornalista esportivo Osires Nadal, junto a uma equipe especializada no tema. O programa é transmitido pela Lagoa Dourada na frequência 105.9, no Facebook, no YouTube e nas redes sociais do portal D’Ponta News.

 

Conteúdo publicado originalmente na Revista D’Ponta #289 Março/Abril de 2022.