Sexta-feira, 19 de Julho de 2024

Conversas Culinárias D’P: Berinjela à parmegiana, por Juliano Komay

2024-06-11 às 11:08
Foto: Reprodução

A receita desta edição é relativamente simples (eu é que gosto de complicar) para um prato delicioso e leve, ideal para começarmos o ano mais animados: uma deliciosa berinjela à parmegiana, ou, como chamam os italianos, “melanzane alla parmigiana”.

Muita gente não é fã da berinjela por conta de seu amargor, mas ensinaremos um ótimo truque para suavizar o amargor. Consiste em deixar a berinjela já fatiada e repousando por alguns minutos com um pouco de sal. Desse modo, ela perde o excesso de líquido e, consequentemente, o seu amargor. Caso encontre com facilidade, você também pode usar as berinjelas japonesas, que têm a casca mais delicada e são mais finas e compridas.

Na receita original, empana-se a berinjela com trigo, ovos e farinha de rosca para fritar em imersão, e depois são feitas as camadas tradicionais de uma “quase lasanha”. Aqui, optei por levá-las ao forno com uma mistura de farinha panko e parmesão ralado.

Vamos à receita.

INGREDIENTES

3 berinjelas grandes cortadas em fatias de 6 mm
100g de farinha panko
200g de queijo parmesão ralado
100g de mussarela ralada
150g de mussarela de búfala
300 ml de molho de tomate artesanal
Folhas de manjericão frescas
q.b de azeite de oliva
q.b de sal e pimenta do reino

MODO DE PREPARO

Em uma peneira, disponha as fatias de berinjela lado a lado, polvilhe um pouco de sal e deixe descansar por 30 minutos. Após esse tempo, seque as fatias com um papel toalha, leve-as para uma assadeira, cubra-as com a farinha panko e um pouco do parmesão, regue com um bom azeite de oliva e leve ao forno por dez minutos. Em outra assadeira, coloque um pouco do molho de tomate, as fatias assadas, um pouco de queijo mussarela e a metade da mussarela de búfala, um pouco do molho de tomate e algumas folhas de manjericão, cubra novamente com as fatias de berinjela e repita o processo até acabarem. Ao fim, salpique o queijo parmesão ralado e leve ao forno para gratinar a 200 ºC por mais dez minutos. Sirva ainda quente.

Conteúdo publicado originalmente na Revista D’Ponta #300