Quarta-feira, 02 de Outubro de 2024

De Ponta A Ponta: ACIPG – A força do associativismo

2024-05-18 às 13:52
Foto: Divulgação

Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa chega à marca histórica de mais de 2 mil associados, tendo como marca a defesa do empresário ponta-grossense

Sob o lema “juntos somos mais fortes”, a Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG) acumula uma série de importantes conquistas nos últimos anos e reforça o compromisso de defender o empresariado. Tendo como presidente Giorgia Bin Bochenek, a primeira mulher eleita para comandar a entidade, a ACIPG viu o número de associados crescer exponencialmente e também se envolveu em importantes causas.

Em 2023, a entidade atingiu a marca histórica de mais de 2,1 mil empresas associadas, número jamais alcançado ao longo de seus mais de 100 anos. “Alcançamos esses números e queremos crescer ainda mais. Mas, quando falamos em aumentar o número de associados, não é simplesmente trazer as empresas para se associarem e não participarem. Queremos uma efetiva e verdadeira participação do associado. Por isso trabalhamos em vários projetos, como câmaras de desenvolvimento, e estamos abrindo, cada vez mais, para que as pessoas possam estar lá dentro”, afirma a presidente.

O uso do associativismo como ferramenta para o desenvolvimento dos negócios é o principal trunfo da ACIPG para fortalecer o mundo dos negócios em Ponta Grossa e tornar as empresas locais mais fortes. “Quando a empresa entende que o concorrente dela é a pessoa que faz com que ela se movimente para a frente, ela vai entender que não é um concorrente, mas uma força motriz dessa sinergia para que as coisas aconteçam. Com isso, as empresas vêm para a ACIPG a fim de entender as dores e dividir soluções. É um crescimento para a cidade”, analisa.

Diretoria dedicada

A ACIPG ainda destaca como grandes marcas obtidas em 2023 a criação de câmaras de desenvolvimento – ao todo já são 12 em atuação, contemplando diferentes segmentos, como estética, moda, artesanato, construção, mobilidade urbana, entre outros – e comitês, além da modernização do estatuto e a realização de projetos e eventos voltados à inovação. “Temos uma diretoria dedicada, fazendo vários eventos e projetos, e prometemos muito mais para 2024. Vamos trazer soluções e fomentar negócios e a economia de Ponta Grossa”, destaca Giorgia.

Com as câmaras e comitês em plena atividade, a ACIPG realizou uma série de eventos com o objetivo de fomentar a economia local, como feiras, congressos, cursos e encontros, e a previsão é que este ano o calendário seja ainda mais repleto de oportunidades de negócios e aprendizado para os empresários locais.

Laços

A ACIPG ainda estreitou laços internacionais, oportunizando negócios além das fronteiras e possibilitando parcerias, em eventos como visitas dos cônsules da Finlândia à ACIPG, além de uma missão de empresários a Israel. A ACIPG também atuou politicamente, realizando encontro com lideranças políticas nos âmbitos federal, estadual e municipal, questionando o que elas têm feito para o município, discutindo oportunidades para a cidade e cobrando melhorias em áreas como segurança, tributação, trânsito e planejamento, entre outras.

“A ACIPG entende que juntos somos mais fortes. Somente a união de esforços de diferentes segmentos e setores é que vai fazer com que a nossa economia seja ainda melhor, o nosso comércio e indústria se fortaleçam, os nossos empresários tenham mais oportunidades, enfim, que Ponta Grossa seja uma terra de oportunidades e crescimento”, conclui Giorgia.

Conteúdo publicado originalmente na Revista D’Ponta #300